Nosso blog

Marcondes Cesar

Blog

10 erros financeiros que você deve evitar para ter uma boa economia

dicas para economizar dinheiro
Dicas

Uma boa educação financeira é essencial para quem quer conquistar seus objetivos com tranquilidade e planejamento. Mas economizar, ao contrário do que se pensa, não é sobre deixar de gastar o seu dinheiro. Na verdade, é sobre como se organizar para fazer com que sua renda seja usada a seu favor e dentro da sua realidade, o que não é um sinônimo de parar de gastar. 

 

Saber como economizar dinheiro, portanto, vai possibilitar que você consiga realizar vários sonhos, como comprar um imóvel, por exemplo! E a melhor parte: sem se comprometer de forma impulsiva e inconsequente. Ou seja, só vantagens, não é mesmo? 

 

E como colocar isso em prática? Existem vários caminhos. Para começar, confira alguns erros que você não deve cometer se está procurando dicas para economizar dinheiro!


Não ter um objetivo financeiro

Economizar fica mais fácil quando você tem um objetivo — ou vários —, e essa meta nem sempre precisa ser grandiosa. Quer comprar uma roupa? Planeje! Fazer uma viagem de final de semana? Adquirir o seu carro? A casa própria? Tudo isso vai ser mais fácil de ser conquistado quando você colocar como um projeto de curto ou longo prazo. 

 

Pensar apenas no curto prazo 

E por falar em curto prazo, focar apenas no hoje também pode prejudicar a sua vida financeira. Esses objetivos são importantes, é claro, mas também é essencial se planejar para o futuro. 

 

Atrasar pagamentos 

Seja por falta de dinheiro ou por desorganização, atrasar o pagamento das contas pode ser uma verdadeira bola de neve. Isso deve ser uma prioridade sempre, e vai evitar que você pague taxas extras por conta do atraso. 

 

Não planejar as finanças

O planejamento vai ajudar nesse momento do pagamento das contas! Tenha em mente — anote ou faça uma planilha — todos os seus gastos fixos ou variáveis e saiba exatamente o quanto você tem e quanto pode gastar.

 

Extrapolar o limite do cartão de crédito

O cartão de crédito traz muitas facilidades, mas é necessário saber usá-lo de forma inteligente. A primeira regra é nunca gastar mais do que você pode pagar, e a segunda é não extrapolar o limite que o seu banco disponibilizou. 

 

Não acompanhar as movimentações da sua conta regularmente 

Saber o quanto entra e o quanto sai da sua conta é essencial para as finanças pessoais. Isso inclusive evita que ocorra algum tipo de fraude ou movimentação estranha, além de facilitar no controle dos gastos. 

 

Adquirir dívidas sem analisar as condições

porco cofre com dividas

Fazer empréstimos possibilita que você atinja as metas grandiosas, como abrir um negócio, por exemplo, mas é essencial analisar todas as condições para que você não se prejudique futuramente na hora de pagar. 

Não ter um fundo de emergência

nao ter fundo emergencial

 

A única coisa previsível sobre um imprevisto é que ele vai acontecer. Manutenções residenciais ou do seu automóvel, problemas de saúde, mudanças repentinas… Esse tipo de coisa sempre pode ocorrer, e ter um fundo de emergência vai trazer um respiro nessas situações.

Investir apenas na poupança

nao investir na poupança

São vários os tipos de investimento e o mais popular deles é a poupança, que é sim uma boa possibilidade. No entanto, existem outras opções que podem fazer o seu dinheiro render mais. Inclusive, uma boa dica sobre o assunto é diversificar as suas aplicações. Quer um investimento seguro? Os imóveis são um ótimo exemplo!

Não estudar sobre educação financeira

educacao financeira

 

E, por fim, é preciso sempre estudar! Hoje, existem muitos materiais na internet para que você possa aprender sobre educação financeira, e isso é válido para todos os tipos de renda e classe social. Poupar dinheiro é uma possibilidade para todas as pessoas e é um caminho que vai trazer mais facilidade na hora de atingir todos os seus objetivos.

 

Seja sua meta ter uma economia para comprar apartamento, um carro, fazer uma viagem com a família ou o que for, aprender a se organizar financeiramente vai tirar aquela preocupação constante com o dinheiro e transformá-la em planos de ação para realizar os seus sonhos. 

Veja Mais