Índice
O mercado imobiliário certamente foi um dos segmentos que mais sentiu impactos após 2020, na pandemia. Afinal, com a prática do isolamento social dentro de casa, passamos a valorizar o lar. Junto com a aplicação do trabalho remoto, vemos uma grande mudança comportamental que influencia diretamente nos gostos e preferências na hora de buscar um imóvel.
Neste artigo, vamos falar mais sobre essas mudanças do mercado imobiliário e as tendências para os próximos anos. Boa leitura!
Vamos às compras!
Que tal voltar no tempo? Mais precisamente no início de 2020, quando ninguém usava máscaras! O ano começou com altas expectativas para o setor de imóveis, principalmente após um período de crescimento, como foi em 2019 e início de 2020, no qual houve um aumento de 134% nos lançamentos de imóveis verticais, segundo o Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis).
Porém, com o avanço do coronavírus no Brasil, o mercado logo perdeu o fôlego, já que as medidas de isolamento e as incertezas com relação aos próximos meses impactaram nos números do setor imobiliário.
Em contrapartida, a baixa da Selic permitiu uma reviravolta, fazendo com que os anos de 2020 e 2021 se tornassem a melhor época para financiar um imóvel. Ainda que não seja possível garantir que a taxa permaneça neste patamar ao longo de 2021, a expectativa para os juros no mercado imobiliário é que não tenha uma grande alta, permanecendo por volta dos 2,75% ao ano. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Secovi-SP, os lançamentos e vendas apresentaram um bom desempenho positivo no primeiro trimestre de 2021, com destaque para os imóveis econômicos.
Com o aquecimento da demanda e pouca disponibilidade de imóveis, muitas cidades viram um aumento nos preços. Portanto, esse é o momento ideal para investir no mercado imobiliário.
Um novo perfil de imóveis.
Certamente, a pandemia trouxe mudanças que impactaram diretamente nos hábitos de consumo e estilo de vida da população. Por conta do período de isolamento, as pessoas passaram a valorizar ainda mais os condomínios que oferecem uma estrutura de lazer completa e comodidades que facilitam o dia a dia.
Outro ponto a ser destacado é a preferência por imóveis distantes dos grandes centros, com mais opções de dormitórios para serem adaptados ao home office, já que esse é um formato de trabalho que veio para ficar.
A seguir, separamos algumas das principais tendências na hora de buscar o seu próximo imóvel.
- Imóveis mais amplos
Antes, o mercado lançava empreendimentos com metragens cada vez menores. As pessoas passavam boa parte do dia nos escritórios, voltando ao lar apenas para dormir, por isso, os imóveis tinham a necessidade de serem práticos e funcionais. No entanto, a pandemia mudou completamente o ritmo da população. Muitas empresas já adotam o home office como um formato definitivo, até mesmo na pós-pandemia. Sendo assim, os clientes estão em busca de um ambiente aconchegante, com amplitude, atendendo à vida profissional e pessoal. Os apartamentos continuam como os favoritos, com opções de sacadas e varandas gourmet.
- Área de lazer completa
Agora que as pessoas enxergam seus lares com outros olhos, a diversão também passa a acontecer em casa! Além dos espaços maiores, a busca por condomínios com churrasqueiras, área gourmet e piscinas estão super em alta. Principalmente os empreendimentos que oferecem um espaço fitness completo, com pista de caminhada, quadras e academias.
- Espaço para o home office
Como falamos acima, algumas empresas já notaram os benefícios do trabalho remoto, assim como os colaboradores que passaram a encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Muitas delas já comunicaram ao time que vão manter o formato até mesmo na pós-pandemia.
Tal mudança tem um impacto direto na organização dos lares. Se antes o cantinho do trabalho era um improviso, hoje evoluiu para um cômodo adaptado em escritório, que oferece conforto e estimula a produtividade. Por conta disso, a tendência são os imóveis maiores, com mais dormitórios, além da possibilidade de reconfigurar os ambientes para atender às necessidades do trabalho.
- Imóveis no interior
Ainda como um reflexo do formato home office, a procura por imóveis no interior dos estados tem aumentado muito! O crescimento também aconteceu em propriedades rurais, como chácaras, sítios e fazendas. Essa é uma tendência relacionada à busca de um contato maior com a natureza e o bem-estar, abrindo mão do ritmo agitado das capitais.
Como o mercado imobiliário se reinventa?
Com as novas demandas, as construtoras e imobiliárias tiveram que aderir ao uso de tecnologias, como as visitas online, tour 360º, o uso de aplicativos, entre outras novidades. Tudo isso para que o cliente seja atendido com a melhor experiência, sem abrir mão da segurança.
A Marcondes Cesar tem como prioridade oferecer as melhores oportunidades para que você conquiste o tão sonhado imóvel. Aproveite o momento para ter a sua casa própria, com condições imperdíveis. Fale com a gente!