Nosso blog

Marcondes Cesar

Blog

Acompanhe as tendências do mercado imobiliário para 2021

mercado imobiliário em 2021
Mercado Imobiliário

O mercado imobiliário certamente foi um dos segmentos que mais sentiu impactos após 2020, na pandemia. Afinal, com a prática do isolamento social dentro de casa, passamos a valorizar o lar. Junto com a aplicação do trabalho remoto, vemos uma grande mudança comportamental que influencia diretamente nos gostos e preferências na hora de buscar um imóvel.

Neste artigo, vamos falar mais sobre essas mudanças do mercado imobiliário e as tendências para os próximos anos. Boa leitura!

Vamos às compras!

Que tal voltar no tempo? Mais precisamente no início de 2020, quando ninguém usava máscaras! O ano começou com altas expectativas para o setor de imóveis, principalmente após um período de crescimento, como foi em 2019 e início de 2020, no qual houve um aumento de 134% nos lançamentos de imóveis verticais, segundo o Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis).

Porém, com o avanço do coronavírus no Brasil, o mercado logo perdeu o fôlego, já que as medidas de isolamento e as incertezas com relação aos próximos meses impactaram nos números do setor imobiliário. 

Em contrapartida, a baixa da Selic permitiu uma reviravolta, fazendo com que os anos de 2020 e 2021 se tornassem a melhor época para financiar um imóvel. Ainda que não seja possível garantir que a taxa permaneça neste patamar ao longo de 2021, a expectativa para os juros no mercado imobiliário é que não tenha uma grande alta, permanecendo por volta dos 2,75% ao ano. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Secovi-SP, os lançamentos e vendas apresentaram um bom desempenho positivo no primeiro trimestre de 2021, com destaque para os imóveis econômicos.

Com o aquecimento da demanda e pouca disponibilidade de imóveis, muitas cidades viram um aumento nos preços. Portanto, esse é o momento ideal para investir no mercado imobiliário.

Um novo perfil de imóveis.

Certamente, a pandemia trouxe mudanças que impactaram diretamente nos hábitos de consumo e estilo de vida da população. Por conta do período de isolamento, as pessoas passaram a valorizar ainda mais os condomínios que oferecem uma estrutura de lazer completa e comodidades que facilitam o dia a dia.

Outro ponto a ser destacado é a preferência por imóveis distantes dos grandes centros, com mais opções de dormitórios para serem adaptados ao home office, já que esse é um formato de trabalho que veio para ficar.

A seguir, separamos algumas das principais tendências na hora de buscar o seu próximo imóvel.

  1. Imóveis mais amplos

Antes, o mercado lançava empreendimentos com metragens cada vez menores. As pessoas passavam boa parte do dia nos escritórios, voltando ao lar apenas para dormir, por isso, os imóveis tinham a necessidade de serem práticos e funcionais. No entanto, a pandemia mudou completamente o ritmo da população. Muitas empresas já adotam o home office como um formato definitivo, até mesmo na pós-pandemia. Sendo assim, os clientes estão em busca de um ambiente aconchegante, com amplitude, atendendo à vida profissional e pessoal. Os apartamentos continuam como os favoritos, com opções de sacadas e varandas gourmet.

  1. Área de lazer completa

Agora que as pessoas enxergam seus lares com outros olhos, a diversão também passa a acontecer em casa! Além dos espaços maiores, a busca por condomínios com churrasqueiras, área gourmet e piscinas estão super em alta. Principalmente os empreendimentos que oferecem um espaço fitness completo, com pista de caminhada, quadras e academias.

  1. Espaço para o home office

Como falamos acima, algumas empresas já notaram os benefícios do trabalho remoto, assim como os colaboradores que passaram a encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Muitas delas já comunicaram ao time que vão manter o formato até mesmo na pós-pandemia.

Tal mudança tem um impacto direto na organização dos lares. Se antes o cantinho do trabalho era um improviso, hoje evoluiu para um cômodo adaptado em escritório, que oferece conforto e estimula a produtividade. Por conta disso, a tendência são os imóveis maiores, com mais dormitórios, além da possibilidade de reconfigurar os ambientes para atender às necessidades do trabalho.

  1. Imóveis no interior

Ainda como um reflexo do formato home office, a procura por imóveis no interior dos estados tem aumentado muito! O crescimento também aconteceu em propriedades rurais, como chácaras, sítios e fazendas. Essa é uma tendência relacionada à busca de um contato maior com a natureza e o bem-estar, abrindo mão do ritmo agitado das capitais.

Como o mercado imobiliário se reinventa?

mercado imobiliario 2021

Com as novas demandas, as construtoras e imobiliárias tiveram que aderir ao uso de tecnologias, como as visitas online, tour 360º, o uso de aplicativos, entre outras novidades. Tudo isso para que o cliente seja atendido com a melhor experiência, sem abrir mão da segurança.

A Marcondes Cesar tem como prioridade oferecer as melhores oportunidades para que você conquiste o tão sonhado imóvel. Aproveite o momento para ter a sua casa própria, com condições imperdíveis. Fale com a gente!

Veja Mais