Nosso blog

Marcondes Cesar

Blog

Argamassa Autonivelante: Entenda como ela funciona e qual é a sua principal função!

Argamassa Autonivelante: Entenda como ela funciona e qual é a sua principal função!
Arquitetura

A argamassa autonivelante é uma argamassa autoadensável que preenche espaços vazios espalhando-se pelo chão através da sua própria capacidade de fluxo e também da gravidade. A argamassa autonivelante flui e adensa-se sem separar aglomerantes e água. Sua principal característica é reflexo do equilíbrio entre fluidez, mobilidade, viscosidade e coesão entre as partículas que fazem parte de sua constituição.

 

Como é feita a argamassa autonivelante?

 

A argamassa autonivelante é composta por cimento Portland, cimentos aluminosos, areia natural, aditivo superplastificante, promotor de viscosidade e adições minerais. Uma das suas principais características, a fluidez que faz com que ela preencha sozinha os vácuos durante a aplicação, tem relação com sua composição.

 

Além disso, possui boa resistência mecânica, fazendo do seu uso ideal para áreas internas de residências e estabelecimentos comerciais. A argamassa autonivelante garante uma superfície lisa e com excelente acabamento. Sua aplicação permite revestimentos posteriores como cerâmica, mármore, carpete e porcelanato, sem jamais interferir no acabamento.

 

Para que serve a argamassa autonivelante?

 

A argamassa autonivelante funciona como uma opção prática, produtiva e econômica para nivelar e recuperar bases de concreto, como pisos e contrapisos, sendo superior às argamassas convencionais no que se refere à aplicação, rapidez de secagem, economia de material e resistência mecânica. Sua fluidez elimina etapas como vibração, compactação manual, acabamento e sarrafeamento. É composta por cimento de alto desempenho, e a diferença está nos seus aditivos especiais, controlando a viscosidade e aumentando a fluidez do material.

 

Como aplicar argamassa autonivelante?

 

A aplicação da argamassa autonivelante começa pelo preparo da superfície que vai recebê-la. A superfície deve estar livre de resíduos, sujeiras, óleo, graxa ou tinta. Pisos muito antigos ou mal feitos necessitam de uma fresadora para retirar as danificações e substituir por uma camada mais. Após, se elimina o excesso de pó com aspirador industrial.

 

O recomendado na próxima etapa é o primer selador para vedar os poros, garantindo excelente aderência à argamassa autonivelante. Uma vassoura de pelo consegue espalhar o selante. É possível também aplicar outra camada de primer após 4 horas.

 

A espessura da camada depende do desnível existente. O nível a laser garante mais precisão na demarcação antes de aplicar. A mistura da argamassa autonivelante deve ser feita de forma manual ou mecânica, desde que o resultado final seja homogêneo. Após, temos o espalhamento que visa preencher até o limite demarcado. Etapa concluída, se elimina o ar aprisionado com um rolo quebra-bolhas. Um dia depois, o piso estará endurecido, possibilitando a retirada das demarcações e finalmente a aplicação do revestimento.

 

Onde aplicar a argamassa autonivelante?

A argamassa autonivelante é indicada para ambientes internos e espaços comerciais como supermercados, lojas e estacionamentos. A maioria dos fabricantes não recomenda a aplicação em áreas externas, exceto áreas com trânsito moderado. A argamassa autonivelante é ideal para urgências ou alterações em uma obra. Além disso, é muito usada quando a diferença de altura é grande e a nivelação precisa ser rápida.

Argamassa autonivelante: um recurso para agilizar obras com qualidade e economia

A argamassa autonivelante é um recurso muito conhecido por arquitetos, engenheiros civis e obreiros. Sua característica de fácil aplicação a torna comum em obras de ambientes internos, tanto residenciais quanto comerciais, independentemente do tamanho. 

 

A Marcondes Cesar é referência no seu segmento porque observamos e analisamos cada recurso bem utilizado nos mais diversos projetos arquitetônicos, para aplicarmos em todas as nossas obras. 

 

Entre em contato com nossos consultores e conheça os melhores projetos na sua localidade. 

Veja Mais