Nosso blog

Marcondes Cesar

Blog

Como é Morar nas Principais Cidades do Vale do Paraíba

Como é Morar nas Principais Cidades do Vale do Paraíba
Dicas

Muitas famílias têm o desejo de mudar para uma localização mais tranquila, segura, com área verde, sem abrir mão do fácil acesso para grandes metrópoles.

No entanto, é preciso buscar por cidades menores, no interior, que preencham uma vasta lista de requisitos para que a mudança seja uma escolha certa. Quando falamos em desenvolvimento, tecnologia e boas opções de trabalho, as cidades do Vale do Paraíba ganham evidência, sendo uma das regiões mais buscadas pelo brasileiro quando o assunto é qualidade de vida. 

Hoje vamos falar mais detalhes sobre a região do Vale do Paraíba e por que você tem bons motivos para escolher o seu próximo lar aqui. Quer saber mais? Então aproveite este conteúdo! Boa leitura.


Conhecendo o Vale do Paraíba

O Vale do Paraíba é uma região do estado de São Paulo, no Sudeste do Brasil – também conhecida como região do Vale do Paraíba Paulista -, com aproximadamente 2,6 milhões de habitantes segundo o IBGE. A área tem esse nome pelo fato de que a região é parte da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, já que esse rio se estende por parte do São Paulo e ao longo de quase todo o comprimento do estado do Rio de Janeiro e parte do estado de Minas Gerais.

O Vale do Paraíba se encontra nas margens da rodovia Presidente Dutra (BR-116), entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, dentro do complexo metropolitano formado pelas duas capitais e com seu principal eixo urbano seguindo o traçado da Via Dutra. A região equilibra a urbanização e o verde, com paisagens para todos os gostos. O Vale é rico em reservas naturais importantes, como a Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais, um dos pontos mais altos do Brasil, e a da Bocaina, reduto de Mata Atlântica que também inclui pequenas cidades e fazendas de interesse histórico e arquitetônico.

Entre as melhores cidades do Vale se destacam: São José dos Campos, Taubaté e Tremembé, principalmente quando falamos em desenvolvimento, tecnologia e boas opções de trabalho.

Saiba quais são as melhores cidades para morar

Vamos conhecer mais detalhes das principais cidades do Vale do Paraíba? Então continue a leitura com a gente!

São José dos Campos

são-jose-dos-campos

Sempre presente nas listas relacionadas à qualidade de vida do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), São José dos Campos é referência nacional. Também apelidada de “Capital do Vale”, a cidade é conhecida nacionalmente por ser um polo aeronáutico e aeroespacial, e por ser sede da Embraer, o que a torna diferenciada especialmente quanto ao desenvolvimento tecnológico. Além disso, há ótimas opções de escolas e universidades na cidade. São José dos Campos oferece um setor imobiliário aquecido, com diversas opções de condomínios para todos os formatos de famílias, para cada momento de vida.

Taubaté

taubaté

Conhecida como a capital da literatura infantil, Taubaté entra na lista das melhores cidades do Vale do Paraíba, além de ser a 8ª melhor cidade do Brasil para se viver.

Uma cidade com ótima localização, exatamente no meio da região do Vale do Paraíba, ficando a 130 km da capital São Paulo, 280 km do Rio de Janeiro, 90 km de Ubatuba (litoral norte de SP) e 45 km de Campos do Jordão na Serra da Mantiqueira.

Além de ser uma cidade do interior paulista, com toda a tranquilidade que uma cidade interiorana traz, tem a vantagem de estar perto de grandes metrópoles e praias.

Tremembé

tremembé

Morar em Tremembé é perfeito para quem deseja viver com tranquilidade e distante de grandes centros urbanos. A cidade recebe turistas, especialmente no final do ano, graças à decoração de Natal na praça da Catedral municipal. O local fica iluminado e com aquele clima natalino contagiante que encanta adultos e crianças! 

A festa de Carnaval também é um outro atrativo muito importante da cidade, já que as crianças podem se divertir com tranquilidade.

Pindamonhangaba

pindamonhangaba

Pinda – como é carinhosamente chamada por seus moradores – possui indústrias e está localizada em um local privilegiado, próximo de cidades maiores como Taubaté e São José dos Campos.A cidade reúne o que há de melhor: o clima do interior e as opções de imóveis de grandes metrópoles. Por isso, ela entra na lista das melhores cidades do Vale do Paraíba.

As cidades que compõem o grande Vale do Paraíba

Apesar de altamente urbanizada e industrializada, a região também tem reservas naturais importantes, como a Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais, um dos pontos mais altos do Brasil, e a da Bocaina, reduto de Mata Atlântica que também inclui pequenas cidades e fazendas.

A população somada de todos os municípios da região é de quase 3,3 milhões de habitantes, o equivalente à população do estado do Rio Grande do Norte.

cidades do vale do paraiba

Vantagens em morar no interior

A ideia de morar no interior está cada vez mais em alta, principalmente após a pandemia. A região é perfeita para quem almeja uma vida mais tranquila, com mais qualidade e bem-estar.

Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens em morar no Vale do Paraíba, preparamos alguns tópicos que com certeza vão ajudar você a tomar a decisão. Olha só!

1) Transporte e locomoção

Ao contrário dos grandes centros, as cidades do interior têm o benefício de permitir um deslocamento entre bairros e regiões com muito mais tranquilidade.

Diversas cidades do interior que estão em pleno desenvolvimento e usam o crescimento desenfreado dos grandes centros como um exemplo do que não fazer! Evitando assim, os erros diante da expansão acelerada.

2) Interações mais humanas

O crescimento populacional e territorial das grandes cidades limitam as interações sociais entre os moradores. Isso se dá por conta da pressa do dia a dia, somada a automatização dos serviços.

Na maioria dos municípios do interior, isso não acontece. Sendo assim, as pessoas precisam interagir mais entre elas, desde ambientes de trabalho até nas atividades cotidianas, como ir ao mercado, à panificadora, restaurantes, entre outros estabelecimentos e espaços. 

3) Qualidade de vida

Por fim, seja pela soma de todas essas vantagens, ou pelo alcance do desejo de desacelerar a rotina, o ganho na qualidade de vida representa uma das grandes vantagens de morar no interior.

A facilidade em se deslocar para o trabalho, passar por mercados e panificadoras na volta para casa, morar perto de escolas e academias, ter interações sociais de qualidade, entre outras coisas, colabora para que o nível de satisfação dos moradores se eleve no interior.

4) Mais facilidade para as crianças

Essa é uma vantagem muito importante para quem já tem ou deseja ter filhos no futuro.

As crianças ficam mais livres para brincarem na rua e interagir com crianças vizinhas. Além disso, a estrutura das cidades do interior costumam ser mais receptivas para crianças e adolescentes.

Outro ponto interessante é a distância entre bairros que são menores. Sendo assim, é possível encontrar moradias mais próximas às escolas, permitindo que as crianças vão e voltem com mais autonomia e segurança.

5) Acesso à natureza

Nas capitais, os programas culturais mais buscados são os grandes shoppings, teatros e cinemas. Mas nas cidades do interior, o diferencial é a possibilidade de ter mais contato com a natureza.

O verde está cada vez mais cerceado pelo avanço das cidades. E é por isso que muitas cidades do interior desenvolvem projetos de preservação, priorizam parques arborizados e estimulam que os moradores auxiliem na manutenção das áreas verdes.O Vale do Paraíba é cercado por natureza. Um prato cheio para quem gosta de cachoeiras, nascentes e outros atrativos do ecoturismo. E pra completar, a região está bem próxima do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Com certeza não vai faltar aventura!

6) Oportunidade de investimento

Investir em imóveis no interior tem se mostrado uma excelente estratégia para quem pensa a longo prazo. Como as cidades do interior ainda estão em crescimento, os terrenos adquiridos tendem a se valorizar muito nos anos futuros, gerando oportunidades bem especiais de obter retornos que deixariam qualquer investidor das capitais espantado.

7) Custo de vida mais baixo

Algumas situações podem ser mais caras ao morar no interior, mas a conta sempre mostra que o custo de vida é menor quando comparado à capital.

O valor para adquirir um imóvel no interior também é mais barato, quando temos como referência as grandes cidades. Ao mesmo tempo, a proximidade entre pontos da cidade faz com que o custo com a manutenção de veículos reduza, já que você usará menos o carro.

Conte com a Marcondes Cesar neste novo momento de vida.

Como você pode perceber, morar no Interior Paulista vale a pena sim! Com certeza você irá se apaixonar por uma vida mais aconchegante no interior do estado de São Paulo.

Ao buscar por um imóvel no Vale, pode contar com os empreendimentos e projetos da Marcondes Cesar. Cada detalhe foi pensado especialmente no seu bem-estar e qualidade de vida para que você aproveite os momentos mais especiais da vida, sem se preocupar com a burocracia de obras, prazos e projetos. Oferecemos diversas opções para que o seu imóvel fique do jeitinho que você sempre quis, sem dores de cabeça.

Quer saber mais sobre os nossos empreendimentos e diferenciais? Então fale com um de nossos especialistas e tire todas as dúvidas.

Falar com um especialista

Veja Mais