Nosso blog

Marcondes Cesar

Blog

Como Comprar um Apartamento na Planta: O Guia Completo

comprar-apartamento-na-planta.
Mercado Imobiliário

A compra do imóvel na planta é um modelo de aquisição de imóveis onde o comprador participa do financiamento dos custos da construção com a incorporadora. Para quem busca um apartamento com personalização, acompanhar cada etapa da construção garante um resultado de acordo com o que o morador espera. Algumas construtoras oferecem condições de pagamento com taxa de juros acessível. A compra de um imóvel é uma aquisição importante, que pode ser em conta, ou sair muito caro. Mas o imóvel pronto para morar não é a única opção para realizar o sonho da casa própria. Neste post, vamos conhecer as vantagens de adquirir um imóvel ainda em projeto e como comprar um apartamento na planta tem sido uma opção cada vez mais frequente dentro do mercado imobiliário.

como-comprar-um-apartamento-na-planta

Imóveis na planta: comprar um apartamento na planta com financiamento imobiliário.

Mas é mais barato ou mais caro comprar na planta? Isso depende de quanto você tem à disposição para dar de entrada. Além disso, na maioria das vezes, os valores da primeira etapa são corrigidos pelo INCC (Índice Nacional de Custo de Construção), uma taxa de inflação da construção civil que inclui o material utilizado e os serviços de mão de obra. Embora não seja uma regra, quando aplicado, o INCC mensalmente incide sobre as parcelas iniciais e o saldo devedor. Uma quantia nunca será igual a anterior ou a próxima durante o período de construção do imóvel na planta. Após o apartamento ficar pronto, as parcelas restantes têm seus juros negociados no banco.

Quanto à rescisão contratual de apartamentos na planta, a Lei do Distrato afirma que o comprador pode desistir do imóvel até o momento da entrega das chaves. Como falamos anteriormente, após a entrega das chaves, existe um financiamento para pagar o restante do imóvel. Após essa etapa, não é possível desistir. Então, se você estiver comprando apartamento na planta, certifique-se de que a rescisão contratual esteja de acordo com as cláusulas do contrato de compra e venda.

Está pensando em comprar um apartamento na planta, mas não sabe se é seguro? Confira nossas 8 dicas e realize seu sonho com segurança!

Muitos compradores ficam receosos em comprar um apartamento na planta devido às denúncias de imóveis que não são entregues, ou atrasam, ou são entregues com diferenças em relação à planta no qual foram baseados. De fato, isso é uma realidade, mas não precisa ser se você escolher a construtora ou incorporadora ideal para o seu objetivo. Credibilidade e reputação são, assim como imóveis, construídos com o tempo e com a mão de obra qualificada. A Marcondes Cesar oferece a possibilidade de compra de imóveis na planta e um sistema específico de personalização com excelentes condições de pagamento chamado Casa Ideal®, que veremos mais adiante. Agora, vamos focar nas oito dicas para você que está procurando um imóvel na planta.

1 – Vantagens de adquirir apartamentos na planta

Além da personalização da residência, outra importante vantagem na aquisição de um imóvel na planta é que ele está sendo construído em um empreendimento completamente novo. Isso significa instalações mais modernas e seguras, que evitam reparos e consertos desnecessários por serem antigas. Quanto mais novo um imóvel, maior o seu potencial de valorização para o futuro. Mudanças costumam ser uma dor de cabeça para inquilinos e locatários. Mas se o imóvel for seu e estiver em processo de construção, a organização de móveis, eletrodomésticos e instalações de telefone e internet podem ser realizadas no seu tempo, com calma, enquanto o imóvel ganha forma.

2 – Localização do imóvel

A localização do futuro apartamento é fundamental. Se o seu objetivo é morar neste lugar por um bom tempo, nada melhor que estar próximo de acessos aos principais pontos da cidade, e também de um bairro que ofereça hospitais, escolas, comércio, restaurantes e opções de entretenimento. E se o plano é investir no imóvel para revendê-lo no futuro, a valorização do apartamento passa pela sua proximidade a pontos referenciais para moradores e suas famílias. Conheça o bairro antes de comprar um apartamento na planta.

3 – Trânsito e meios de transporte

O apartamento fica perto de uma parada de ônibus, trem ou metrô? Uma parada próxima a sua casa é muito bem-vinda, mas se ela fica embaixo da janela, talvez a poeira e a fumaça prejudiquem o ar da casa. A distância precisa ser adequada. Se você optar por dirigir, o acesso ao imóvel é fácil? Lembre-se das situações emergenciais, como no caso de precisar de uma ambulância. Um prédio com entrada para Uber ou táxi facilita o trabalho destes profissionais, e também colabora com a sua segurança.

4 – Marcondes Cesar: a construtora certa para o seu imóvel na planta

como comprar apartamento na planta

Como mencionamos anteriormente, credibilidade e reputação são essenciais na hora de escolher a construtora ou incorporadora ideal para adquirir seu apartamento na planta. O histórico da construtora deve falar por si. Além das várias opções de empreendimentos no Vale do Paraíba, a Marcondes oferece um sistema de financiamento exclusivo chamado Casa Ideal®, que vamos conhecer mais além. Esqueça a burocracia das imobiliárias e foque apenas na personalização e entrega do seu apartamento, em parcelas suaves e sem exigências burocráticas.

5 – Conferir a maquete

Normalmente são construídas maquetes dos apartamentos na planta para que os futuros moradores possam ter uma noção mais concreta da divisão de ambientes, da iluminação solar em relação à posição do prédio e das possibilidades de personalização do imóvel.

6 – Conhecendo o empreendimento

Reunião de condomínio com certeza não é um dos atrativos que envolvem o novo imóvel, mas é melhor não faltar. Ali, discutem-se as taxas que os moradores pagarão e os seus respectivos motivos. Também é uma boa maneira de conhecer os vizinhos, síndicos e responsáveis pela administração. Muitos problemas podem ser solucionados com um pouco de diplomacia da boa vizinhança.

7 – Atenção para o material descritivo do apartamento na planta

O material descritivo é um documento que descreve detalhes do acabamento do imóvel. Na entrega das chaves, é necessário conferir a metragem do imóvel para ver se a construtora cumpriu com o que foi estabelecido inicialmente.

8 – Segurança é prioridade

Um apartamento seguro é aquele que passa por todas as fiscalizações e não oferece risco algum para os residentes. Seja para sua família ou para as pessoas que alugaram o imóvel, certifique-se de que a parte elétrica esteja em dia, assim como os equipamentos de segurança e os profissionais responsáveis pela vigia do condomínio, edifício ou empreendimento.

Entenda o que é a compra de apartamento na planta

A compra de apartamento na planta acontece antes da construção do imóvel. O comprador pode acompanhar todas as etapas da edificação, com a opção de personalizar sua residência durante o processo.

No financiamento do apartamento na planta, o morador adianta um terço do valor total pelo período médio de construção, que costuma ser de três anos. O valor restante é pago após a entrega das chaves. A entrada é dividida entre parcelas mensais, taxas intermediárias e uma última taxa na entrega das chaves.

Escolha uma boa localização

A localização é fundamental para a valorização do imóvel em uma possível revenda ou locação, e também colabora com a qualidade de vida de quem escolhe morar no local. A vantagem do apartamento na planta é que você tem bastante tempo para investigar o bairro onde ficará localizado, além de escolher com antecedência um ponto de fácil acesso.

Visite o estande de decorados

Anteriormente, mencionamos a maquete como uma opção para conhecer mais sobre as possibilidades do imóvel na planta. Mas o estande de decorados passa uma impressão muito mais interessante de como será o futuro imóvel. Os estandes costumam ficar junto à obra, oferecendo aos potenciais moradores uma breve, porém concreta “tour” nos imóveis que ainda estão na planta.

Entenda como funciona o financiamento

Na Marcondes Cesar, você tem a opção de financiar direto com a construtora, tendo acesso a inúmeras condições exclusivas.
Com o nosso Sistema Ideal® de financiamento, você conquista o seu lar com condições simplificadas e justas, sem burocracia, e ainda tem vantagens especiais, sendo elas:

Como Comprar um Apartamento na Planta: O Guia Completo

Escolha a melhor construtora

Com o Sistema Casa Ideal® da Marcondes Cesar, você personaliza o seu apartamento na planta, em qualquer empreendimento no Vale do Paraíba, durante as obras. Você pode acompanhar as etapas em nosso site e, na hora da mudança, tudo estará do jeito que você sonhou. Através do Casa Ideal®, você personaliza sua casa ao escolher:
– Louças;
– Pedras;
– Metais;
– Instalações elétricas;
– Instalações hidráulicas gerais;
– Diversos itens ainda na obra.

vantagens de um apartamento na planta

O Sistema Casa Ideal® permite acompanhar toda a obra, podendo personalizá-la de acordo com seu orçamento. Assim, você recebe as chaves do apartamento sem a necessidade de reformas ou mais custos.

Esqueça as burocracias: aqui você negocia diretamente com a Marcondes e conquista o seu lar com condições justas e simplificadas. Se você quer mais tempo para planejar o pagamento das prestações, negociar a entrada e montar seu apartamento conforme você sempre sonhou, o Casa Ideal é a escolha certa. Afinal, um apartamento precisa do tempo necessário para se tornar o sonho de uma vida.

Os programas Sistema Ideal® e Casa Ideal® foram criados pela construtora Marcondes Cesar para facilitar a aquisição e personalização do apartamento dos seus sonhos.
Quer saber mais o que podemos fazer por você e seu imóvel?

Entre em contato conosco!

Veja Mais