Nosso blog

Marcondes Cesar

Blog

Conheça dicas de iluminação para o apartamento em 2022

iluminação para o apartamento em 2022
Decoração

 

De acordo com a Vogue Brasil, em 2022 a iluminação natural segue uma tendência, junto ao modernismo orgânico que vem ganhando cada vez mais espaço. A iluminação natural é um recurso interessante, especialmente durante o dia, mas não é necessariamente uma obrigatoriedade na hora de trazer mais luz ao seu apartamento. 

As tendências de iluminação em design de interiores são definidas pelas empresas do segmento, mas também por jovens e talentosos designers mundo afora. O The IALD International Lighting Design Awards destacou alguns designs de iluminação que com certeza encontrarão seu espaço em apartamentos no ano que vem. Mas antes de falarmos deles, vamos conferir algumas dicas de iluminação para apartamentos.

A iluminação é um aspecto que tem grande impacto em um ambiente. Se você mora em uma casa imensa ou em um apartamento, fique livre para experimentar as dicas a seguir, porque alguns erros podem passar despercebidos. 

No entanto, se você mora em apartamentos pequenos, tudo deve ser planejado cuidadosamente, especialmente a iluminação. Se o objetivo é dar a sensação de mais amplitude, ou tornar o apartamento aconchegante, a luz apropriada pode cumprir esse papel.

Valorize a luz natural

Se você for sortudo o suficiente para não necessitar de luz artificial durante o dia, aproveite essa econômica vantagem, sem contar nos benefícios à sua saúde e concentração. No entanto, seja cuidadoso para não se sufocar com luz que você obtém através de cortinas não transparentes ou escuras. Claro que privacidade é importante, mas estas não precisam ser suas únicas alternativas.

valorizar luz natural

A luz do dia, ou luz natural, é a opção mais saudável para um morador de apartamento. Ela vai manter você acordado e melhorar seu humor. E também maximiza visualmente o espaço do apartamento. Aqui vão algumas dicas extras de iluminação para apartamento de como aproveitar o máximo das janelas:

– Mantenha suas janelas limpas todo o tempo

– Se você pretende pintá-las, escolha branco ou qualquer outra cor clara.

– Uma das melhores dicas de iluminação para apartamentos é pôr um espelho – ou mais de um – oposto à janela, uma vez que o reflexo irá tornar o ambiente mais iluminado e arejado.

Múltiplas fontes de iluminação

Qualquer ambiente de um apartamento precisa de mais de uma fonte de iluminação independente do tamanho do espaço. O mesmo vale para apartamentos pequenos que costumam parecer menores quando não estão iluminados o bastante. Iluminação no teto é a mais importante, mas luzes na parede, chão e lâmpadas de mesa também acrescentam bastante à iluminação de espaços reduzidos. 

múltiplos pontos de iluminação

Luzes de teto apropriadas

Uma das opções mais comuns de iluminação de teto é a iluminação de trilha. Luzes de trilha beneficiam pequenos espaços porque distribuem luz através do teto uniformemente e elas ocupam pouco espaço. Atualmente, é possível encontrar diversos modelos que se adequam a qualquer interior. Essa iluminação é prática por uma única razão: ela só precisa de uma instalação e oferece mais de uma fonte de luz.

Outra excelente opção para maximizar o espaço de um apartamento são os holofotes de teto. Uma vez que esta opção é embutida, não existe risco algum dessas luminárias tomarem muito espaço ou estarem na altura errada para iluminar o espaço. Holofotes também são ótimas fontes de luz adicional quando você tem uma luminária central no teto. 

Iluminação de parede

Luminárias de paredes são excelentes para iluminar cantos escuros e para atrair atenção a uma parede com quadros e outros elementos artísticos e decorativos. Naturalmente, quando posicionados da forma adequada, estas luminárias tornam um ambiente maior e mais iluminado.

iluminação de parede

Quando a luz foca em uma pintura, fotografia ou estante de livros, a parede atrás parece estar desaparecendo, o que traz a sensação de mais espaço ao ambiente.

Luminárias de mesa não são apenas decorativas

luminarias de mesa

Outro recurso interessante para decoração de ap são as luminárias. E além de decorativas, elas são capazes de adicionar luminosidade ao ambiente.

Quando você for comprar luminárias de mesa, observe os abajures. Eles mudam a cor ou a intensidade da luz que a lâmpada está projetando. Se você gostar da sua iluminação expandindo o espaço, busque abajures de vidro.

Se você precisa criar um espaço de trabalho no seu apartamento, escolher a luz apropriada é fundamental. É o que os designers chamam de iluminação de tarefas. Estes ambientes em um apartamento precisam ter fontes adicionais de iluminação.

Escolha luminárias ousadas

luminarias ousadas

O seu apartamento diz muito sobre sua personalidade. Por isso, você deve escolher pelo menos uma luminária que represente o seu gosto na essência, e que também melhore o espaço, ao menos visualmente.

O mesmo vale para iluminação de chão, mas aqui é importante ser cuidadoso. Se o apartamento for muito pequeno, então uma iluminação de chão pode fazer ele parecer ainda menor se você não escolher o modelo que combina com sua residência.

A temperatura da cor

Uma vez que você escolheu suas luminárias, é hora de pesquisar por lâmpadas. São elas que irão dar ao seu apartamento a cor que agrada seus olhos. E não é uma tarefa fácil.

A maioria das pessoas escolhe luz branca quente (2700 – 3000K) para seus apartamentos e essa é provavelmente a opção mais segura para quem não quer cometer erros.

Se você quer seu apartamento mais moderno e limpo, então aposte em uma iluminação mais fria (algo em torno de 4000K). Seja cuidadoso para dar ao seu espaço de convivência a iluminação de um hospital. Opte por tons mais quentes (abaixo de 3000K) em seu quarto de dormir, já que esta iluminação possui um efeito comprovadamente calmante para seus olhos e corpo.

abaixo de 3000k

Afinal de contas, este é o seu apartamento. Ele deve refletir seu gosto e personalidade não apenas na mobília, mas também na iluminação.

Tendências de iluminação para apartamentos em 2022 e 2023

Bom, agora que entendemos a importância de um ambiente bem iluminado e como a iluminação correta afeta positivamente nosso humor, além de trazer sensações de amplitude e de aconchego, vamos falar um pouco dos formatos que serão tendência nos próximos dois anos, de acordo com o blog E-Arqdecor.

Design mínimo

O controle da iluminação se destaca mais que o próprio abajur. Com a tecnologia de smart devices, o usuário controla a intensidade da luz, além de poder ajustar o feixe de luz superior através de um diafragma, como se estivesse manuseando uma câmera. A forma simples da luz foca na função a qual ela é destinada.

Iluminação de home office

Anteriormente, mencionamos a importância de destinar um espaço do seu apartamento para trabalho, ou qualquer atividade produtiva que lhe faça bem. A iluminação precisa estar de acordo com o objetivo deste espaço. Uma opção bastante comum em apartamentos e que pode ser observada nos backgrounds caseiros de lives e webinars é o candeeiro de LED. Fácil de montar, seu mecanismo flexível gira 360 graus. Com uma webcam embutida que grava imagens de até 1080p, seu formato redondo não agride os olhos.

Princípio de interação

O mood futurista deste candeeiro de mesa ajustável é baseado na interação: como a iluminação é percebida. O círculo luminoso que flutua livremente ao redor da linha é uma opção extremamente criativa e que traz ares modernos aos apartamentos.

Lâmpada Mobius

Com estrutura de acrílico e bambu, esta instigante forma é obtida através do processo de dobra térmica. Sua luz funcional frontal e traseira com faixa de LED embutida ilumina o ambiente em várias direções.

Bubble Hanging Spheres

As esferas penduradas em bolhas são uma tendência na iluminação de apartamentos e outros ambientes internos que persiste há uns bons anos. Divertida e elegante ao mesmo tempo, traz muita personalidade ao ambiente, iluminando-o adequadamente.

Iluminação inteligente é parte dos projetos da Marcondes Cesar

Sempre que um empreendimento é realizado, a Marcondes Cesar disponibiliza imóveis decorados completos ou tours virtuais para o futuro morador ter uma ideia de como será a sua residência. 

Nossos projetos também contam com profissionais de arquitetura e decoração especializados em tornar ambientes agradáveis através da pintura, das texturas, plantas e da iluminação, que foi tema deste artigo. Aliás, os espaços comuns de empreendimentos também exigem a mesma iluminação bem projetada que os moradores buscam em seus apartamentos. 

Conheça os empreendimentos da Marcondes Cesar. Entre em contato com os nossos consultores e esclareça todas as dúvidas. 

 

Veja Mais