Nosso blog

Marcondes Cesar

Blog

Conheça os principais tipos de concretos utilizados no Brasil

Conheça os principais tipos de concretos utilizados no Brasil
Arquitetura

Definitivamente o material mais utilizado na construção civil, principalmente na brasileira, o concreto é composto por uma mistura de Cimento Portland, água, e agregados graúdo e miúdo. Com o passar do tempo, as obras foram exigindo variações do cimento para tornar novas ideias possíveis, e tecnologias dentro do segmento ficaram encarregadas de oferecer ao mercado outros tipos de concreto além dos que já faziam parte do cotidiano das construções. A seguir, vamos conferir os principais tipos de concreto utilizados no Brasil.

 

  1. Concreto Convencional

 

O concreto convencional é o tipo de concreto mais utilizado na construção civil brasileira. É um concreto aplicado no solo, em lajes e pisos através de fundações e formas. Sua característica seca exige que seja adensado através de betoneiras e ferramentas semelhantes. Para transportá-lo, se utilizam carrinhos de mão, gruas, caçambas e elevadores.

 

  1. Concreto Armado 

 

O concreto armado é um derivado do concreto convencional. É um tipo de material que une concreto convencional com barras de aço (ou armadura), visando aumento da resistência à tração, podendo ser usinado com antecedência ou preparado na obra. O concreto armado não possui aditivos em sua composição.

 

  1. Concreto Protendido 

 

Assim como o concreto armado, o concreto protendido tem baixa resistência a esforços de tração, e, em contrapartida, apresenta boa resistência à compressão, se saindo bem em situações que exigem este tipo de esforço. O concreto protendido combina concreto comum com inserção de cabos de aço de alta resistência que passam por um processo conhecido como protensão (que dá nome ao concreto), onde os cabos passam por um processo de tensionamento para adicionar resistência à peça. São os cabos os responsáveis por aumentar a resistência deste tipo de concreto à tração. 

 

  1. Concreto Leve 

 

Normalmente utilizado para regular superfícies, envelopar tubulações, fabricar blocos e enchimentos de lajes, o concreto leve é um tipo de concreto com baixa densidade em relação aos outros. Suas principais vantagens são a capacidade de isolamento térmico e acústico, a redução de custos em uma obra, a pouca permeabilidade e a diminuição do peso das estruturas.

 

  1. Concreto Rolado 

 

O concreto rolado é um dos tipos de concreto mais utilizados no Brasil, sendo aplicado em pavimentação urbana, construção de estacionamentos e barragens de grande porte. O concreto rolado leva esse nome porque é aplicado através de rolos compressores, e após a aplicação, esse concreto recebe uma mistura para impermeabilizar o asfalto.

 

  1. Concreto de Alta Resistência 

 

O concreto de alta resistência faz jus ao seu nome, por isso ele é opção antes a outros tipos de concreto, sendo utilizado em lajes, pilares, vigas e fundações. A alta resistência característica faz com que se use menos materiais na obra, poupando na verba também. Esse concreto é elaborado através de estudos granulométricos, diminuindo agregados miúdos e graúdos do concreto, e adicionando minerais caso necessário.

 

  1. Concreto Usinado 

 

O concreto usinado é um tipo de concreto produzido em concreteiras, sendo um dos concretos com maior controle tecnológico. Mas, para isso, a mistura passa por processos rigorosos de avaliação do tempo e dos materiais utilizados. Quando solicitado em obras, o concreto usinado chega com a garantia da resistência solicitada especificamente.

 

  1. Concreto Autoadensável 

Tipo de concreto com alta fluidez, o concreto autoadensável é utilizado em estruturas densas, como painéis arquitetônicos, fachadas em concreto, vigas e lajes. O concreto autoadensável assegura homogeneidade, resistência, durabilidade e facilidade de bombeamento. É um tipo de concreto que diminui significativamente a mão de obra para o seu uso.

  1. Concreto Celular 

A grande diferença do concreto celular é a espuma especial utilizada na sua fabricação ao invés de uma combinação menor de massa específica. O concreto celular é um tipo de concreto muito comum no Brasil, aplicado em divisórias, estrutura pré-fabricadas, paredes, painéis pré-moldados e pisos.

Outros tipos de concreto

Além dos top 9 tipos de concreto populares no Brasil mencionados acima, existem outras variações com menos uso, mas que vêm conquistando sua utilidade no segmento da construção civil. Vamos conferir outros 2 tipos de concreto.

1. Concreto Pesado

 

Tendo como principal característica a alta densidade, este tipo de concreto é 50% mais pesado que o concreto convencional. Para isso, são acrescentados à mistura materiais como magnetita, hematita e barita, responsáveis por auxiliar na proteção contra a radiação. Isso porque o concreto pesado está presente em obras de gasodutos, câmaras de raio-x e usinas.

2. Concreto Bombeável

 

A alta fluidez do concreto bombeável possibilita que seu transporte seja feito através de bombeamento nas tubulações. O concreto bombeável é muito mais presente em obras verticais de grande porte, já que o método de transporte garante mais economia desde o adensamento até gastos com mão de obra.

 

Para cada obra, os recursos e materiais ideais. 

 

A evolução do cimento e de outros materiais utilizados na construção civil são reflexos da tecnologia presente desde o planejamento até a entrega das chaves de um imóvel. Os benefícios de um cimento específico para obras específicas como viadutos ou usinas hidrelétricas estão conectados com as melhorias do cimento utilizados em um projeto arquitetônico residencial. A Marcondes Cesar é referência no seu segmento porque observamos e analisamos cada recurso bem utilizado, independente da dimensão do projeto, para aplicarmos em todas as nossas obras. 

 

Entre em contato com nossos consultores e conheça os melhores projetos na sua localidade. 

Veja Mais