Nosso blog

Marcondes Cesar

Blog

Conheça os tipos de piso mais indicados para o apartamento em 2022

tendencias de pisos para 2022
DecoraçãoDicas

As tendências de pisos para 2022 e tudo o que diz respeito à decoração de pisos já estão no radar de arquitetos e decoradores de interiores, tanto para ambientes profissionais quanto os residenciais, que serão o foco deste artigo. Apesar de serem vistos como uma parte custosa de alguns projetos, os pisos não precisam ser uma agressão ao orçamento que você definiu para sua residência.

Tendências para pisos de apartamentos em 2022

As tendências de pisos mudaram ao longo dos anos, conforme os moradores adquirem novos gostos e a tecnologia permite a eles uma variedade maior de design para seus apartamentos.

Em 2021, os tons de castanho médio conquistaram os proprietários. Acabamentos de piso variando de marrom a madeira flutuante se tornaram muito populares. Outra tendência retomada e que pode continuar são imperfeições do piso, como estrias minerais e nós, que passam uma sensação natural e tem um valor estético ousado e interessante.

2021 também foi o ano dos pisos artificiais. Ladrilhos que parecem madeira foram uma das grandes referências em pisos. Tendo isso em vista, 2022 promete tendências empolgantes. 

O processo dos pisos de madeira esfumaçados

Quase todos os tipos de pisos de madeira passam por algum tipo de coloração para dar o acabamento final desejado. Pisos de madeira fumê obtém sua cor e textura sem a necessidade de serem manchadas. Ao contrário, a madeira passa por um processo de esfumaçamento que envolve colocar a madeira em uma câmara onde a amônia é então liberada no ar. A madeira reage com a amônia e sofre uma mudança de cor. A reação nem sempre resulta exatamente nas mesmas mudanças.

A pátina – composto químico que se forma na superfície de um metal – obtida depende de vários fatores, incluindo o tipo de madeira, o ambiente externo e a atmosfera na câmara. Portanto, mesmo entre duas peças de madeira semelhantes, os tons resultantes podem variar.

Em geral, a fumaça dá tons escuros à madeira e realça seu grão natural. O visual final é muito mais atraente e luxuoso do que o obtido com pisos de madeira manchados.

Piso vinílico de madeira

Não confunda madeira defumada com aquela que possui amônia líquida aplicada diretamente a ela. Usar amônia líquida na madeira pode danificar a fibra e enfraquecer sua estrutura. Para atingir as expectativas de segurança da obra, pesquise bastante antes de usar pisos de madeira fumegante.

Nem todo mundo gosta das manchas brilhantes na maioria dos pisos de madeira. Para alguns, a aparência esbranquiçada mais suave de um piso agrada mais.

Este tipo de piso é constituído por madeira que foi submetida a um processo de branqueamento. Isso envolve a aplicação de uma solução química na superfície da madeira para remover a mancha que faz parte de sua textura, seja artificial ou não.

A caiação dá à madeira uma aparência de branco acinzentado com a textura natural da madeira. Se você estiver planejando uma reforma em sua casa, pergunte qual é a melhor opção para você: branquear pisos de madeira existentes ou substituí-los por pisos laminados com pintura caiada branca.

Tentar dar ao seu piso de madeira atual uma aparência de pintura caiada geralmente é uma tarefa que custa. Em 2022, essa tendência com madeiras caiadas de branco será especialmente popular em casas de estilo clássico ou country, e também apartamentos à beira-mar. Mas isso não impede que esse ar natural do piso traga personalidade aos apartamentos urbanos.

Piso envelhecido: um match certeiro para espaços contemporâneos

O estilo de piso envelhecido já existe há algum tempo, mas se tornou ainda mais popular recentemente. Em 2022, você verá porque mais proprietários optam cada vez mais por essa tendência.

Piso envelhecido vinílico

Estes pisos passam por processos artificiais de envelhecimento e modelagem que lhes conferem um acabamento ligeiramente desgastado. Se você busca um visual rústico por seu apartamento, essa opção entrega a estética.

O processo de preparo do piso desgastado pode ser desenvolvido em intensidades diferentes, de acordo com o resultado esperado. As bordas de cada prancha de madeira são raspadas à mão, redemoinhos e marcas de corte são adicionadas para imitar a madeira histórica e as pranchas são escovadas para remover o brilho e ganhar uma textura lisa e desgastada. Dentro desta estética, você também pode optar por outros tipos de pisos envelhecidos, como concreto ou microcimento.

piso de madeira com padrao

Pisos de madeira com belas padronagens: a personalidade no ambiente começa de baixo 

Se você está pensando em adicionar um toque exclusivo a um dos espaços de sua casa, os designs de madeira estampados precisam estar entre as suas opções de pisos elegantes.

2022 traz consigo um novo visual. Especificamente, estamos vendo um aumento nos designs padronizados em cozinhas, banheiros e outros espaços. Os pisos padronizados estão oficialmente aqui. 

Estética de Madeira

A estética vintage sempre foi sobre nostalgia, trazendo de volta a energia e as memórias de décadas passadas. Em 2022, os azulejos preto e branco voltam com força, embora não sejam os mesmos velhos azulejos preto e branco que adornam as casas históricas. 

estetica vintage

Os novos ladrilhos criam um estilo mais luxuoso e gráfico. Isso inclui blocos menores com padrões gráficos mais ousados que combinam o estilo vintage com o contemporâneo para um visual incrível ao piso dos ambientes do seu apartamento.

 

Ladrilhos de madeira recuperados, multicoloridos e direcionais

Uma das grandes tendências em piso para 2022 é a madeira de celeiro recuperada. Sua aparência continua sendo uma das favoritas na hora de decorar um apartamento devido à variedade de cores e também à charmosa aparência envelhecida.

Se você busca um estilo rústico acolhedor para seu apartamento, considere essa tendência. Com a evolução da tecnologia, os fabricantes conseguem reproduzir a aparência exata da madeira real em superfícies de ladrilhos, tornando quase impossível distinguir o azulejo da madeira verdadeira. E para dar a sensação de espaço ao ambiente, aposte nestes ladrilhos em versão multicolorida.

ladrilhos de madeiras
Os ladrilhos que parecem madeira oferecem muito mais variedade. Você não precisa mais recorrer à madeira de lei tradicional para conseguir um ambiente aconchegante para seu apartamento. Os ladrilhos que emulam a textura da madeira oferecem os benefícios do design de um piso de madeira aliados às suas características funcionais.

A tecnologia avançada permite aos fabricantes replicarem uma variedade infinita de imagens em mosaico. Ladrilhos com padrões repetidos ou ladrilhos que, como um quebra-cabeça, se juntam para formar um grande padrão em todo o piso, serão tendência em 2022. Mosaicos gráficos costumam vir em cores monocromáticas, mas nada impede você de trazer alegria e vivacidade ao ambiente com padrões multicoloridos no piso.

Grandes ladrilhos de porcelana e padrões hexagonais

Com o surgimento de grandes porcelanatos usados ​​por proprietários em reformas de cozinhas e banheiros, também esperamos ver um aumento nesses tipos de padrões e formas.

grandes ladrilhos de porcelana

Os ladrilhos hexagonais estão em destaque há algum tempo, embora mais utilizados em projetos de​​ cozinha ou no banheiro. Em 2022, a peça ganhará outros ambientes, trazendo um belo efeito àquele espaço, como salas de estar e ambientes de convívio.

Conheça os empreendimentos da Marcondes Cesar

A próxima década promete uma volta ao básico e simples. As cores naturais ainda terão bastante espaço, e o conforto e acolhimento das texturas amadeiradas também conseguem trazer uma personalidade elegante para apartamentos. Os materiais tradicionais talvez fiquem de lado em 2022, uma vez que a tecnologia nos oferece opções mais econômicas que reproduzem aspectos e texturas originais de outros materiais. 

Os empreendimentos da Marcondes Cesar costumam ter imóveis decorados para visitas, mas comprando seu imóvel com a gente desde o início da obra, você tem a oportunidade de optar por detalhes fundamentais para a personalidade de um imóvel, como a escolha do material e do aspecto do piso. Entre em contato com os nossos consultores e descubra mais sobre os projetos da Marcondes Cesar!

 

Veja Mais