Nosso blog

Marcondes Cesar

Blog

Conheça quais são as etapas da construção de um Apartamento

Conheça quais são as etapas da construção de um Apartamento
Arquitetura

 

Quando entramos em um apartamento para conhecê-lo e decidir se ali vamos construir o nosso lar, ficamos tão fascinados com as possibilidades que temos para o ambiente, da decoração à função de cada cômodo, que sequer pensamos nas etapas que antecedem este momento. A tecnologia na construção civil é uma constante que evolui com o passar dos anos, e reflete em cada etapa da construção de um apartamento, por exemplo. Vamos conhecer cada etapa da obra que envolve um imóvel residencial!

  • Projeto arquitetônico

O começo de tudo parte no projeto arquitetônico. Desenvolvido por arquitetos e engenheiros civis, o projeto consiste na planta baixa do apartamento, com os seus cortes, cobertura, fachadas e especificações de janelas e portas. Circulação de ar, conforto térmico e funcionalidades são essenciais para garantir o bem-estar de quem for viver naquele apartamento. Quando tudo está dentro dos conformes, a prefeitura aprova o projeto, possibilitando a emissão da matrícula do imóvel e do alvará de construção.

  • Orçamento e Planejamento

Antes de pôr a mão na massa, literalmente, é realizado um orçamento para que a construtora tenha uma estimativa de gastos. Por exemplo: materiais básicos, equipamentos e serviços prestados. Uma métrica muito utilizada é o chamado Custo Unitário Básico de Construção (CUB/m²), que varia conforme a localidade do Brasil.

Na etapa do planejamento, temos um bom exemplo de aplicação de tecnologia na construção civil. Construtoras usam softwares e apps para definir os custos de cada etapa com precisão, evitando desperdícios.

  • Terraplanagem e Fundação

Após as etapas de terraplanagem e limpeza do terreno, temos a fundação, essencial para sustentar a obra. Feita de aço e concreto, essa etapa exige que a construtora não pense em poupar e sim em adquirir os materiais de melhor qualidade. Para finalizar a fundação, é necessário também aguardar a cura – ou secagem – do concreto.

  • Estrutura

Na construção civil, a etapa de estruturação consiste na elaboração das colunas e vigas de sustentação. Aqui, se usa mais o concreto armado convencional, responsável pela prevenção de fissuras e deformidades.

  • Alvenaria convencional ou estrutural

Tijolo + cimento + areia = essa é a combinação para se ter a chamada alvenaria convencional. As vigas de sustentação, que mencionamos na etapa anterior, de estrutura, possuem vazios que precisam ser preenchidos por essa combinação. É assim que lajes são feitas e paredes são erguidas, dividindo cômodos e ambientes de um apartamento.

Além da alvenaria convencional, diversas construtoras recorrem à alvenaria estrutural, onde os próprios blocos já possuem a função de sustentação do empreendimento, dispensando a elaboração de vigas e colunas.

  • Instalações elétricas

Instalações elétricas podem causar uma série de inconvenientes caso o projeto não seja acompanhado por um profissional capacitado. Sempre contrate eletricistas com boas referências para realizar as instalações elétricas no seu apartamento.

É essa etapa que garante o pleno funcionamento e comodidade das unidades uma vez que sejam entregues! 

  • Instalações hidráulicas

As instalações hidráulicas dependem da parceria de encanadores e pedreiros encontrando as valas certas para perfurar e passar o encanamento. Um bom trabalho de instalação hidráulica evita muita dor de cabeça, e é fundamental para garantir conforto em um apartamento.

  • Infraestrutura para cabos

Ok, bluetooth, wi-fi e smart devices são realidades, mas todo projeto de apartamento precisa seguir as regras da Anatel e as normas da ABNT para desenvolver sua infraestrutura para equipamentos e cabos.

  • Acabamentos e revestimentos

A maioria dos apartamentos é entregue somente com pisos cerâmicos e azulejos na cozinha, banheiro e lavanderia, ambientes onde existe umidade. Aqui, é feito o assentamento e a aplicação de revestimentos, e é onde o morador começa dar a sua cara para o imóvel. Quando as paredes estiverem prontas, os gesseiros aplicam gesso no teto para evitar ondulações, trincas, manchas e desplacamentos.

  • Instalação de esquadrias

Uma das últimas etapas, a instalação de janelas e portas dá um dos toques finais nos aspectos visuais do apartamento, além de garantir segurança e tranquilidade para os moradores.

  • Pintura

Agora é hora de dar cores ao ambiente. Aqui, paredes e teto recebem sua última avaliação através da tinta, com a correção de imperfeições e passando sensações e dimensões ao ambiente.

Etapas da construção civil exigem qualidade. Está buscando um imóvel para chamar de lar?

Bom, agora você sabe como funciona cada etapa da construção civil. Antes de se tornar um lar com a personalidade de seus moradores, um apartamento também é cuidadosamente planejado para oferecer conforto e bem-estar aos residentes. A Marcondes Cesar possui apartamentos na planta para você que quer investir no seu futuro também possa acompanhar e entender cada etapa de um projeto arquitetônico de imóveis residenciais. Que tal entrar em contato com um de nossos consultores para conhecer os melhores projetos na sua localidade?

Veja Mais