Nosso blog

Marcondes Cesar

Blog

DECORAÇÃO RÚSTICA: APOSTE EM PLANTAS E TONS TERROSOS INSPIRANDO-SE NA NATUREZA

DECORAÇÃO RÚSTICA: APOSTE EM PLANTAS E TONS TERROSOS INSPIRANDO-SE NA NATUREZA

A decoração rústica é uma tendência atemporal que traz a beleza e a simplicidade da natureza. Neste artigo, vamos explorar como você pode criar um ambiente acolhedor e elegante em sua casa ao apostar em elementos naturais, como plantas e tons terrosos. Vamos mergulhar no mundo da decoração inspirada na natureza e descobrir maneiras criativas de transformar seu espaço.

O que é Decoração Rústica? 

Sabe aquele ambiente que proporciona uma sensação de tranquilidade, aconchego e acolhimento? Bem, essa é a essência da decoração rústica. Esses sentimentos são estimulados porque esse estilo rústico incorpora materiais naturais que remetem à beleza da natureza.

Muitas vezes esse estilo de decoração remete a um imóvel em meio ao campo. A questão é que hoje em dia é possível transformar os mais diferentes apartamentos, independentemente de onde estão localizados, a partir de elementos que trazem esse ar mais rústico. 

DECORAÇÃO RÚSTICA: APOSTE EM PLANTAS E TONS TERROSOS INSPIRANDO-SE NA NATUREZA

O que caracteriza a Decoração Rústica? 

A decoração rústica conta com algumas características específicas. Aqui vamos apresentar os móveis e os objetos decorativos que não podem faltar nesse estilo decorativo. 

Móveis de madeira

Se a decoração rústica for o seu foco, não podemos esquecer os móveis de madeira. 

Esse material é um dos principais desse estilo decorativo, já que remete ao campo e à simplicidade, sem perder a elegância e o conforto. 

Aqui as possibilidades são infinitas, onde a madeira pode assumir tons claros ou escuros, acabamentos mais ou menos finalizados, entre outros. 

Objetos feitos de cobre

O cobre é um material indispensável na decoração rústica dos cômodos pois estabelece uma excelente combinação com os móveis de madeira. O metal está presente em diversos cenários do campo, além de estar presente em outros estilos decorativos que remetem ao passado, como o retrô e o vintage. Assim,  é possível estabelecer uma relação entre o cobre e a decoração clássica das fazendas.

Plantas 

Como o estilo rústico está ligado ao campo, não podemos deixar de lado um dos aspectos mais importantes: a natureza. Por isso, inserir plantas na decoração rústica de sua casa é um ponto indispensável.

Objetos artesanais

A decoração rústica se destaca pela presença marcante de objetos artesanais, frequentemente criados pelos próprios residentes. Além de levar autenticidade e vitalidade ao ambiente, os elementos artesanais contribuem para a promoção do conforto e da elegância, elevando ainda mais o estilo decorativo.

Como incrementar esse estilo no seu apartamento? 

Separamos alguns elementos para incrementar o design e a decoração do seu imóvel, deixando-o bem aconchegante.

Uso de cores neutras na decoração 

É importante ter em mente que o estilo de decoração rústico não se caracteriza pelo uso de cores vibrantes.  Ele incorpora elementos de antigas casas de madeira natural, adotando uma paleta de tons neutros. Uma decoração de sala de estar rústica geralmente se concentra em tons discretos de marrom, nude, branco e preto.

Decorações com objetos vindos da natureza

Não há como falar em estilo rústico sem falar em natureza. Por isso, faz todo o sentido incorporar à decoração de um apartamento rústico peças  decorativas que tenham essa relação. 

DECORAÇÃO RÚSTICA: APOSTE EM PLANTAS E TONS TERROSOS INSPIRANDO-SE NA NATUREZARevestimentos

A estética rústica possibilita a incorporação de uma variedade de revestimentos naturais, como pedras, tijolos e até mesmo bambus. Esses elementos podem ser aplicados tanto nas paredes quanto no teto, proporcionando uma atmosfera leve aos ambientes.

Iluminação

A iluminação desempenha um papel fundamental no contexto rústico. Para se alinhar a essa estética, a luz deve ser delicada, priorizando o conforto dos habitantes. Recomenda-se posicionar as lâmpadas de forma a gerar uma iluminação indireta nos ambientes. Luminárias de mesa e de chão surgem como ótimas opções para cultivar essa atmosfera elegante e acolhedora simultaneamente.

Ao incorporar estes elementos rústicos na decoração, você não apenas transforma seu espaço, mas também cria um ambiente que reflete a serenidade e a beleza da natureza. Experimente essas ideias e descubra como a simplicidade pode ser surpreendentemente sofisticada. Sua casa se tornará um refúgio acolhedor, inspirando calma e conexão com o mundo natural.

Veja Mais