Nosso blog

Marcondes Cesar

Blog

Imóvel ideal: o que levar em conta para encontrar o seu

Imóvel ideal: o que levar em conta para encontrar o seu
Dicas

Adquirir um imóvel é a realização de um sonho para muitas pessoas, mas sabemos que também não é uma tarefa fácil. Por ser um bem de grande valor, pode ser que gere alguma insegurança na hora da escolha, já que são muitos os fatores a se levar em consideração. 

Por isso, neste artigo, vamo reunir dicas sobre diversos elementos que precisam ser avaliados por você na hora de encontrar o imóvel ideal. Continue a leitura com a gente!

Imóvel ideal: como encontrar o seu

São diversas as opções de onde encontrar imóveis que possam preencher os requisitos da sua família. Cada vez mais é comum que imobiliárias e construtoras ofereçam todas as informações necessárias via internet, realizando até mesmo visitas virtuais. Mas nada se compara a visitar e olhar o imóvel ao vivo e a cores, anotando todos os detalhes e testando as suas especificações para ver se tudo está funcionando bem e em boas condições. 

Segundo uma pesquisa feita pela DataZAP, braço de inteligência de dados do ZAP+, quase 40% dos mais de 2 mil entrevistados aumentaram a busca por imóveis desde o início da pandemia e 9% mudaram as características do que procuram em um imóvel

Mas para chegar na visita, você pode e deve contar com o auxílio de especialistas do mercado imobiliário, que podem auxiliar em relação a condições de compra, localização, valorização e muitos outros detalhes. Algumas formas de se chegar aos melhores imóveis são:

  • Fazer uma busca prévia na internet por imóveis à venda, ficando atento às avaliações dos sites, sem esquecer que o contato online é apenas o primeiro passo;
  • Entrar em contato direto com a construtora: confirme se a empresa tem expertise no tipo de imóvel que sua família procura, garantia de entrega para imóveis na planta, histórico de utilização de materiais de qualidade e certificações do mercado;
  • Escolher uma boa imobiliária: verifique se a imobiliária está com as informações atualizadas em seu site, se costuma trabalhar com o tipo de imóvel que você está procurando e se tem corretores especializados.

Pense no investimento a longo prazo

Um dos erros mais comuns dos compradores é escolher o imóvel adequado à sua realidade atual, na hora da compra, esquecendo-se que o investimento está sendo feito em algo que irá durar muitos anos, além de envolver custos elevados e burocracias. 

Um casal pode ter filhos, por exemplo, e precisar de mais espaço. Na hora de pensar no orçamento, é preciso projetar para o futuro, por no mínimo 5 anos, já que muitas surpresas podem surgir. 

Além disso, procure pensar em todos que já vivem com você e também nos que poderão viver no futuro. A necessidade e as rotinas de todos os moradores precisam ser atendidas. 

Outro ponto importante é fazer uma boa avaliação dos imóveis pensando em questões de lazer para todos, como parquinho seguro para as crianças e local para esportes ou churrasco dos adultos. 

Invista seu tempo para considerar os cômodos do imóvel e o que cada um deles precisa englobar atualmente e no futuro. Crianças e pets podem demandar mais espaço, por exemplo. 

Quem trabalha em home office, deve pensar em um espaço para montar um escritório confortável para o dia a dia. Mesmo que não sejam planos imediatos, precisam ser considerados, justamente pelo tamanho do investimento. 

Elaboramos algumas perguntas para ajudar  você a definir algumas características do seu imóvel ideal:

  • Pretendemos ter filhos?
  • Precisamos de quantos quartos na casa?
  • Seria bacana ter uma sala espaçosa?
  • Gostamos de receber visitas?
  • O quarto do casal será uma suíte? 
  • Precisamos de um closet?
  • Gostaríamos de um espaço legal para cozinhar como uma varanda ou área gourmet?
  • Qual o tamanho da sala e da cozinha que desejamos?
  • Queremos churrasqueira, jardim, piscina e playground?
  • Quantas vagas na garagem são/serão necessárias?

Preste atenção aos tipos de imóvel 

O próximo passo é entender, dentro das suas necessidades e condições, o perfil do imóvel que melhor atenderá seus desejos. Na pesquisa feita pela DataZAP, o índice de que o imóvel fosse uma casa – e não um apartamento – aumentou 7 pontos desde a pesquisa anterior, chegando a 45% dos respondentes. 

Isso mostra que, após a pandemia e por passar mais tempo em casa, os compradores estão interessados em morar em locais mais espaçosos e confortáveis, ou seja, estão valorizando mais os espaços em prol da qualidade de vida.. 

Atualmente, muitos prédios acabam trazendo esse ar de casa em tipos de imóveis que incluem varandas, jardins e espaços amplos, além de muitas opções de lazer que há tempos atrás só faziam parte de casas. Tudo isso aliado a mais segurança e tecnologia, um ponto a se considerar na hora de escolher o tipo do imóvel. 

Aproveite e leia também: Dicas para entender o tamanho ideal de um apartamento para você nesse artigo.

Os tipos de imóveis são muitos:

  • Apartamentos padrões
  • Duplex, 
  • Triplex, 
  • Studio
  • Flat
  • Kitnet
  • Garden
  • Casas sobrado
  • Casas geminadas
  • Casas térreas
  • Loft. 

Por isso, para auxiliar na hora de escolher o imóvel é importante considerar alguns atributos do imóvel, como:

  1.  Tamanho: quantos dormitórios e banheiros ele deve ter;
  2.  Localização: em quais regiões ele precisa estar localizado;
  3.  Lazer: quais comodidades devem ser oferecidas pelo condomínio;
  4.  Posição do apartamento: ele recebe luz solar?;
  5.  Segurança: com que facilidade alguém de fora consegue acesso ao imóvel?;
  6.  Novo ou usado: preços, segurança, qualidade e amplitude dos cômodos.

Caso você não esteja seguro em relação a essas questões, não há problema algum em aguardar um pouco para realizar a compra, pesquisando com calma.  Escolher com pressa esse tipo de investimento pode causar desconfortos no futuro. 

Comprar um imóvel menor do que sua família precisará daqui a 5 anos pode significar uma nova mudança ou reformas. Portanto, leve o tempo que precisar para definir o perfil do imóvel. 

A importância da localização 

Ainda na pesquisa DataZAP, 65% dos entrevistados declararam que o bairro precisava ter mais comércios e serviços, sendo isso importante ou muito importante na hora da escolha do imóvel. 

Sem dúvida, a localização do imóvel precisa ser muito bem considerada na hora da escolha, pois pode favorecer ou desfavorecer o investimento. 

Mas não basta parecer estar em uma boa localização, é preciso que ela seja adequada para você e sua família em diversos aspectos, que vão muito além da mobilidade. Questões como o clima da região, tanto em relação às temperaturas, quanto se a região é muito agitada ou mais calma. 

Você trabalha em casa e precisa de mais silêncio? Ou gostaria de ter locais de lazer como bares e restaurantes próximos? Confira mais perguntas que separamos para ajudar nessas ponderações sobre sua rotina.

Você irá de carro para o trabalho? 

Caso positivo, avalie como fica o fluxo de veículos nos horários em que você precisaria sair para trabalhar, tanto na ida quanto na volta, além de descobrir todos os caminhos e acessos alternativos possíveis. 

Também leve em consideração a escola ou universidade dos filhos e o trabalho dos outros moradores da casa, pensando o quão importante é morar próximo o suficiente desses locais para que se possa ir caminhando. Caso dependa de ônibus, verifique quais linhas e rotas passam pelo seu bairro e faça uma simulação do seu deslocamento no dia a dia.

O local de moradia já oferece lazer ou você precisa de opções externas?

Hoje em dia, muitos condomínios estão equipados não só com áreas de lazer, mas também com serviços que facilitam o dia a dia dos moradores. Além das opções tradicionais como quadras de esportes, churrasqueiras, academias e piscinas, muitos oferecem lavanderias, espaços para coworking, serviços como aulas de ginástica, containers com minimercados, aluguel de bicicletas, recreação para crianças ou pets. 

Caso você defina que não precisa desse tipo de atividade no local onde mora, ou se você prefere fazer em outros locais, pode preferir condomínios com uma boa infraestrutura, porém mais simples. 

Converse com a vizinhança

Além de visitar o imóvel em diversos horários diferentes, para verificar o ambiente, o movimento do bairro e até mesmo questões como iluminação e ventilação do imóvel, tente conversar com a vizinhança. 

Ninguém melhor para contar como é morar no local escolhido do que quem já mora por ali. Os vizinhos podem dar informações sobre segurança, privacidade, funcionamento do condomínio se esse for o caso, entre outras informações valiosas.

Em nosso blog, temos diversos artigos sobre a região de SP e Vale do Paraíba, como esse com dicas dos melhores locais para morar.

Chegou a hora de analisar o projeto do imóvel

Essa análise pode começar na planta do imóvel. Peça para avaliar o documento, pois nele você já consegue verificar a disposição dos cômodos, as áreas de circulação, o posicionamento das janelas, podendo já começar a imaginar e planejar o seu novo lar. 

Também é possível garantir já na verificação da planta se cômodos como cozinha e banheiros possuem boa ventilação, se o imóvel tem boa iluminação natural para economia de energia, entre outros pontos.

 

Imóvel ideal: o que levar em conta para encontrar o seu

 

Outra dica importante é pensar na área do apartamento como um todo, não apenas na disposição dos cômodos. Inclua no seu orçamento fazer uma reforma futura para deixar a disposição do jeito que preferir. Compare os imóveis também pela metragem e não apenas pelo número de cômodos.

A análise minuciosa do projeto é importante para determinar a valorização do imóvel no futuro. A incidência solar com uma fachada voltada para o norte pode valorizar até 10% na rentabilidade do imóvel quando comparamos com aqueles voltados para o sul. 

Dependendo da época do mercado imobiliário, essa diferença pode até aumentar. Mas existem detalhes da região que são necessários analisar também. Por exemplo, de que adianta pagar mais por uma iluminação excelente se em alguns anos ela será obstruída por outros prédios e construções? 

Não é possível prever o futuro, mas especular sobre a valorização e o crescimento da região podem ajudar a tomar decisões mais assertivas. Uma boa dica para entender o potencial de crescimento da área é pesquisar se o bairro está recebendo mercados, shoppings, centros comerciais e outros empreendimentos residenciais. 

Você também pode pesquisar se existem obras de infraestrutura previstas para a região. Até mesmo o aspecto dos prédios vizinhos pode afetar a valorização do imóvel que você pensa em comprar, pois se estiverem mal cuidados, podem desvalorizar o seu imóvel no futuro. 

Verifique a infraestrutura 

Essa é finalmente a parte em que você precisa visitar o imóvel pessoalmente, de preferência com uma fita métrica e com tempo, para averiguar todos os pontos mais técnicos de forma assertiva. 

É nesse momento que você irá avaliar a condição do imóvel, sendo ele novo ou usado. Verifique fechaduras, janelas, interruptores e tomadas, pintura, torneiras, portas, pias e chuveiros, descarga do vaso sanitário, ralos, vidros e pisos. 

Fique atento para rachaduras e mudanças na pintura das paredes e tetos, para se certificar que não existem vazamentos e infiltrações. E não esqueça de verificar novamente a incidência de luz solar, pois isso pode influenciar no conforto térmico da casa.

 

Imóvel ideal: o que levar em conta para encontrar o seu

 

E não esqueça de verificar novamente a incidência de luz solar, pois isso pode influenciar no conforto térmico da casa e na rentabilidade do imóvel. 

Defina como irá adquirir o imóvel 

Enquanto compara e decide pelos melhores imóveis, não esqueça de considerar o seu orçamento. Um item importante para incluir, além do valor da compra em si, são os gastos fixos mensais que você terá no futuro com o imóvel. Condomínio e IPTU, por exemplo. 

Caso opte por comprar uma casa, provavelmente não haverá gastos com o condomínio, mas inclua um valor para manutenções do quintal, por exemplo. 

De nada adianta encontrar o imóvel perfeito para sua família, mas que não cabe no orçamento? Para um financiamento, por exemplo, especialistas orientam que não se comprometa mais do que 20% da sua renda mensal com essa dívida, somando com outros financiamentos que você pode ter, como de um carro. 

Encontre o seu imóvel ideal na Marcondes Cesar

E aí, agora ficou mais fácil procurar o imóvel ideal para a sua família? Esperamos que sim. Aqui na Marcondes Cesar você encontra apartamentos modernos e funcionais, que combinam qualidade em construção e arquitetura com a melhor experiência de moradia, em empreendimentos residenciais completos, seguros e que realizam o seu maior sonho.

Converse com um de nossos especialistas e conheça os projetos que podem ser os ideais para sua família!

Veja Mais