Nosso blog

Marcondes Cesar

Blog

MUDANÇA PARA O INTERIOR: ESCOLHENDO O IMÓVEL PERFEITO

MUDANÇA PARA O INTERIOR: ESCOLHENDO O IMÓVEL PERFEITO

A busca por um estilo de vida mais calmo e menos estressante do que o oferecido pelas grandes capitais leva muitas pessoas a se mudarem para cidades que, apesar de oferecerem um ritmo mais dinâmico, ainda preservam esse estilo de vida. Cidades como São José dos Campos e Jacareí, localizadas no Vale do Paraíba, são exemplos de cidades que proporcionam esse equilíbrio. 

O custo de vida também é um atrativo. Moradia, alimentação e outros itens essenciais geralmente são mais acessíveis em cidades do interior. No entanto, é importante considerar que esse custo de vida pode variar em cidades mais populosas, como por exemplo São José dos Campos. Nessas cidades são encontrados apartamentos que acomodam os novos moradores com mais conforto, além de casas e terrenos que teriam um custo mais elevado nas capitais. Dependendo do local escolhido, existem também comunidades acolhedoras e dispostas a auxiliar os recém-chegados, sendo este um diferencial que vai além das vantagens econômicas e ambientais. 

Com a decisão tomada, a dúvida que surge é: como transformar esse sonho em realidade e encontrar o lugar perfeito para você e sua família? 

Neste artigo separamos algumas dicas que auxiliam na busca pela casa dos sonhos. 

1. Definindo suas necessidades e desejos: 

Para que a mudança seja um sucesso, um bom planejamento e reflexão são essenciais. Para encontrar o lar dos sonhos, é fundamental definir as necessidades e desejos com clareza. É importante que tenhamos respostas às perguntas como: quantas pessoas irão morar no imóvel, se a localização atende todas as necessidades; se oferece todos os cômodos necessários para uma rotina específica como escritório ou estúdio; se o empreendimento oferece todos os recursos necessários como área de lazer, coworking, entre outros que atendam a rotina do morador. 

2. Pesquisando a região e a cidade: 

Pesquisar sobre a região e a cidade escolhida é essencial para garantir uma mudança tranquila. Conhecer o local de destino e como as coisas funcionam proporciona uma melhor adaptação e evita surpresas incômodas. Procure informações sobre os serviços básicos da região, como saúde: UBSs, centros de especialidades, prontos socorros e hospitais; educação: quais instituições de ensino tanto particulares quanto públicas e faculdades; a segurança que a cidade oferece para os habitantes: câmeras de monitoramento, programas policiais entre outros.

MUDANÇA PARA O INTERIOR: ESCOLHENDO O IMÓVEL PERFEITO

3. Visitando a cidade e conhecendo o imóvel: 

É fundamental visitar o local e o imóvel antes de concluir a negociação. Essa experiência permitirá ter uma percepção real do espaço, da vizinhança e da cidade. Outro ponto importante é procurar por um profissional ou imobiliária de confiança para realizar a inspeção no imóvel, analisar a estrutura, instalações elétricas e hidráulicas e possíveis problemas. 

MUDANÇA PARA O INTERIOR: ESCOLHENDO O IMÓVEL PERFEITO

4. Documentação e segurança jurídica 

Mudar para o interior é uma decisão empolgante, porém é importante lembrar da importância de ter reunido as documentações necessárias além da segurança jurídica que protejam seus direitos, garantindo uma mudança tranquila diante as burocracias exigidas.  

É sempre importante verificar a regularização do imóvel, assegurando-se de que estará livre de ônus. Leia atentamente o contrato e tire todas as dúvidas com o corretor, além disso, busque uma imobiliária confiável, assim facilitará o processo e garantirá a sua segurança durante a mudança.

MUDANÇA PARA O INTERIOR: ESCOLHENDO O IMÓVEL PERFEITO

Mudar-se é uma decisão importante que marca um novo capítulo em nossas vidas. Encontrar o lugar perfeito para você e sua família exige planejamento, pesquisa e um olhar atento para as suas necessidades e desejos. Com essas dicas, você estará pronto para desfrutar de um estilo de vida que você tanto almeja.

Veja Mais