Nosso blog

Marcondes Cesar

Blog

O mercado de imóveis para investidores em 2022

investimentos
Dicas

Durante o cenário pandêmico, a economia brasileira foi afetada significativamente em setores como o turismo, a gastronomia e o entretenimento. No entanto, indo contra todas as estatísticas, o mercado imobiliário vive um momento de otimismo, e a expectativa é que em 2022 o segmento consolide a boa fase. 

Mas não existe nenhuma explicação fora da curva para isso. A dinâmica do mercado imobiliário funciona como um relógio e, independente do cenário, o setor vai superar o contexto e continuar atuando de acordo com seu ciclo de aproximadamente cinco anos.

No entanto, se observarmos alguns detalhes, vamos ter explicações além da oscilação da dinâmica. A primeira delas é que o valor das prestações de imóveis estão cada vez mais próximas do aluguel. Vale a pena ser inquilino se o valor que você paga mensalmente é o mesmo para adquirir seu imóvel próprio, que além de uma possível residência, também é um investimento a longo prazo? Esse é o momento dos investidores investirem em imóveis considerando os próximos ciclos do mercado imobiliário, que costumam ser independentes do comportamento de outros segmentos e também de cenários de exceção, como o que vivemos agora.

investidores em 2022

Como está o mercado imobiliário? O que os investidores precisam saber sobre o atual cenário do segmento

A pandemia acabou acelerando processos tecnológicos, mudanças em ambientes e formatos de trabalho, fazendo com que inúmeras pessoas tivessem que trabalhar de suas casas. Logo, essa mudança abrupta de hábitos fez com que diversos trabalhadores acostumados a escritórios, trânsitos engarrafados e almoços em buffets precisassem de um espaço maior para produzir no home office. Apartamentos maiores, casas e condomínios com infraestrutura passaram a estar no radar de milhares de brasileiros.

O mercado de imóveis para investidores em 2022

Hoje, a configuração da rotina de um trabalhador passa diretamente pelo distanciamento social, mas com a evolução da transformação digital e outros processos que irão modificar totalmente a relação que temos com nossas residências, as pessoas irão procurar por imóveis maiores. A proximidade com o trabalho não vai ser mais uma exigência, afinal, o trabalho estará a dois cômodos de distância.

 

Investir em imóveis faz sentido se considerarmos a oscilação de outros segmentos?

Adquirir um imóvel continua sendo uma das melhores maneiras de investir no futuro, seja para morar ou para alugar. A taxa de juros tem se mantido baixa e as condições de pagamento estão mais acessíveis.

Outra tendência que os investidores devem ficar de olho e que já vinha ganhando força durante os últimos anos, é o aumento de projetos sustentáveis que utilizem energias limpas e renováveis. O investimento em novas tecnologias no setor de construção civil tende a aumentar, garantindo maior agilidade e cumprimento dos prazos. 

O ano de 2022 é de desafios para a economia em um geral, mas o mercado imobiliário sai com um pé na frente. A maneira como as pessoas ocupam espaços e ambientes, sejam residenciais ou profissionais, já foi modificada, e essa tendência começou a dar as caras antes mesmo da pandemia se alastrar. O aquecimento do segmento deve se manter em 2022. 

Se você pensa em investir em imóveis, seja para alugar, esperar valorizar e vender, ou até mesmo morar, a Marcondes Cesar oferece um portfólio de empreendimentos diferenciados em São José dos Campos e no Vale do Paraíba. São edifícios com infraestrutura de primeiro mundo, apartamentos espaçosos e tecnológicos, que conversam diretamente com as tendências dos próximos anos. Investir em imóveis com a Marcondes Cesar é investir em um futuro cada vez mais próximo. E aí, vamos construir essa nova etapa juntos?

Veja Mais