Nosso blog

Marcondes Cesar

Blog

O que é iluminação circadiana e a sua importância no nosso cotidiano

O que é iluminação circadiana e a sua importância no nosso cotidiano
Decoração

 

Você provavelmente já ouviu falar da expressão “relógio biológico”. A referência é o próprio corpo humano, que funciona como um preciso relógio ao reagir às alternâncias de iluminação durante o dia. A mudança entre o claro e o escuro regula as funções do sono, do metabolismo, dos hormônios, da temperatura e tudo que o nosso corpo desenvolve para sobreviver diariamente. Por isso o ciclo circadiano tem esse nome, visto que em latim, circa (cerca) e diem (dia) significam cerca de um dia.

A iluminação circadiana é um recurso da arquitetura para desenvolver ambientes com iluminações que obedeçam ao ciclo circadiano, ainda que artificialmente. Nem sempre podemos contar com um lindo dia de sol, ou a meia luz necessária para repousarmos à noite, e o objetivo de projetos que contam com a iluminação circadiana é oferecer bem-estar aos moradores de um determinado espaço através da emulação do ciclo circadiano.

 

O que é iluminação circadiana e a sua importância no nosso cotidiano

Entendendo como funciona a iluminação circadiana em projetos arquitetônicos

 

A iluminação circadiana é um dos conceitos da bioarquitetura, uma vertente da arquitetura que nos remete ao bem-estar dos elementos da natureza, especialmente a iluminação e ventilação natural. A iluminação circadiana oferece conforto e funcionalidade, e é totalmente ligada aos processos naturais. Em projetos de bioarquitetura, a iluminação circadiana e a ventilação artificial devem ser utilizados em abundância, dado que serão próximos, mas nunca semelhantes aos efeitos de seus equivalentes naturais.

Nos projetos de bioarquitetura ou simplesmente nos que utilizam a iluminação circadiana como recurso, o ritmo circadiano é responsável por manter o corpo alerta durante o dia e relaxado durante a noite. A iluminação circadiana como atributo arquitetônico é recente, mas vem acompanhada do aval da ciência. Hoje sabemos a influência das variações de luminosidade em nosso organismo. A iluminação circadiana cria um ambiente mais saudável através do uso correto das luzes em ambientes.

O que é iluminação circadiana e a sua importância no nosso cotidiano

Iluminação de ambientes a favor do seu bem-estar

Ambientes corretamente iluminados refletem em dias melhores para quem vive ali. Confira algumas maneiras de se fazer um uso estratégico da iluminação circadiana:

Janelas: iluminação natural durante o dia e luzes suaves à noite garante um bom descanso e um sono com melhor qualidade. 

 

Temperatura das luzes: precisa relaxar e descansar? Aposte em ambientes com luzes quentes. Agora se o objetivo é produzir e estudar, luzes frias e claras ajudam a manter o foco.

 

Iluminação, humor e disposição: acredite, a iluminação consegue influenciar o nosso humor. Investir em incidência de luz natural é fundamental para cuidar do nosso bem-estar e da saúde mental.

 

Invista em imóveis e projetos arquitetônicos da Marcondes Cesar

Investir em um imóvel é garantir que a qualidade de vida e o bem-estar de quem for morar ali sejam prioritários. Os projetos da Marcondes Cesar são planejados em todos os detalhes e a iluminação circadiana faz parte de muitos deles. Se você quer conhecer os diferenciais dos nossos projetos, entre em contato com um de nossos consultores agora mesmo.

Veja Mais