Nosso blog

Marcondes Cesar

Blog

Quais os itens essenciais para uma casa inteligente?

Quais os itens essenciais para uma casa inteligente?
DecoraçãoTecnologia

O que é casa inteligente? Esta pergunta aparentemente simples possui várias respostas diferentes, dependendo para quem você procura. De forma simples, uma casa inteligente, ou smart house ou smart home, é uma residência equipada com uma série de equipamentos eletrônicos que automatizam tarefas normalmente realizadas por pessoas. 

 

Alguns destes equipamentos, muitas vezes mencionados como devices, são embutidos na própria estrutura da casa conforme ela é construída e outros são adicionados com o decorrer do tempo, considerando os valores e a disponibilidade destes produtos no Brasil, por exemplo. Os moradores controlam os dispositivos da casa inteligente através de aplicativos, comandos de voz, automação, ou utilizando inteligência artificial.

 

Para algumas pessoas, transformar seu lar em uma casa inteligente pode ser tão simples quanto comprar um speaker conectado, sendo a Amazon Echo um dos mais conhecidos dentre estes auto-falantes inteligentes, controlados pela assistente virtual Alexa, a inteligência artificial da Amazon. Para outras pessoas, uma casa inteligente envolve não apenas os speakers, mas também câmeras, computadores, smartphones, tablets, Smart TVs, sistemas de segurança, utensílios como geladeiras e mais.

 

Mas antes de entender o que define uma casa inteligente e quais seus itens essenciais, vamos responder à pergunta: por que eu devo ter uma casa inteligente?

 

Quais os itens essenciais para uma casa inteligente?

5 motivos para você ter uma casa inteligente

Se a smart house é uma realidade em países de primeiro mundo, e vem se tornando comum também no Brasil, certamente os motivos que levam alguém a aderir ao conceito vai além de ser entusiasta de tecnologia, embora esse seja o ponto de partida. A casa inteligente oferece benefícios que vão de economia no orçamento doméstico à segurança dos moradores.

  1. Poupar energia e dinheiro

 

Para muitos, o principal motivo para investir em uma casa inteligente é o seu potencial econômico em relação à energia elétrica com aquecimento automatizado e sistemas de ar- condicionado. Os termostatos inteligentes acertam precisamente a temperatura do ambiente, reduzindo consideravelmente o valor da conta de luz. Outros produtos como luzes inteligentes e utensílios domésticos utilizam menos energia, desligando sozinhos enquanto não estão em uso. Estes produtos devem estar na lista de qualquer um que pretende morar em uma casa inteligente.

 

  1. Simplificar a vida

 

Todo mundo busca o conforto ao máximo, então obviamente o conforto é um dos grandes motivos de se aderir a uma casa inteligente. Você pode começar de maneira simples, por exemplo, com as lâmpadas inteligentes. Elas ligam e desligam através de comando de voz, regras de localização, detecção de sensor e mudança de horários.

  1. Segurança e proteção

 

Enquanto a maioria das pessoas segue comprando sistemas de alarme para proteger suas residências, casas inteligentes podem oferecer proteção adicional. Iluminação conectada, câmeras, e até mesmo campainhas inteligentes podem ajudar a tornar seu lar mais seguro. Se você estiver sozinho em casa e alguém rondar sua casa para tentar entrar, estes dispositivos, devices com certeza vão manter o ladrão longe.

  1. Realizar tarefas domésticas cotidianas

Se algumas das tarefas mais tediosas da casa são sua responsabilidade, os devices inteligentes e automatizados podem ajudar você. Um dos equipamentos mais comuns são os aspiradores-robôs, o melhor amigo de quem sofre de rinite e um colaborador diário para a limpeza da casa. No entanto, outros utensílios também disponibilizam funções de casas inteligentes, como a máquina de lavar que inicia automaticamente  um ciclo de lavagem, ou a geladeira que compra ingredientes online conforme o estoque vai acabando.

 

  1. Uma casa inteligente é uma casa que oferece entretenimento

 

O que é uma casa inteligente se não um espaço para curtir e relaxar? A tecnologia pode manter você entretido e informado de formas novas e empolgantes. Alto-falantes conectados e seus assistentes digitais baseados em inteligência artificial podem tocar música, informar notícias, ajudar você a escolher um bom filme para assistir e até a controlar outros dispositivos conectados da sua casa inteligente.

 

Como funciona uma casa inteligente?

Ainda que a ideia de uma casa inteligente nos fascine, nem todos os dispositivos para tornar um lar 100% conectado chegaram ao mercado brasileiro. Mas com certeza já dá para aderir à tecnologia em casa. Outro ponto, nem sempre abordado, mas extremamente relevante, é a facilidade que alguns devices pontuais já conseguem proporcionar para pessoas de idade e pessoas com deficiência dentro de suas casas.

Existem uma série de produtos que podem tornar sua casa mais inteligente. Para iniciar nessa jornada, que com certeza terá seu ápice nos próximos anos, confira uma lista com o essencial para iniciar uma smart home quanto antes em 2021.

Quais os itens essenciais para uma casa inteligente?

  1. Uma boa internet

Os aparelhos de uma casa inteligente só vão funcionar se o wi-fi estiver bem distribuído por todos os ambientes. Evite pontos cegos ou espaços sem recepção para manter dispositivos smart. IE invista no seu plano de internet, e se precisar, em roteadores.

2 . Auto-falantes inteligentes

Os speakers já são mais comuns no mercado brasileiro, e é possível importar outras marcas. Os assistentes mais conhecidos comuns são o Google Assistant e a Amazon Alexa. Alguns destes speakers são bastante complexos, então o melhor é apostar em um modelo pequeno e mais acessível.

  1. Ilumine seu caminho com lâmpadas inteligentes 

A maioria das pessoas iniciam suas casas inteligentes com iluminação inteligente, através das lâmpadas inteligentes. Crie climas com comando de voz ou controle por aplicativos. Pegou no sono? A luz desliga sozinha, e sua conta de luz agradece. Recebeu a visita dos amigos? Peça para a Alexa mudar a cor da lâmpada inteligente, e aproveite para tocar aquela sua playlist de festa.

  1. Centralize os dispositivos da sua casa inteligente

 

Se você quer ter um roteador central que conecta todos os seus dispositivos inteligentes juntos, você pode optar por hubs de controle, que suportam todos os protocolos wireless e contam com assistentes de comandos de voz.

 

Invista no futuro de sua família: empreendimentos com imóveis inteligentes serão a tendência nos próximos anos

 

A Marcondes Cesar tem apresentado soluções imobiliárias cada vez mais modernas, desde os imóveis projetados na planta com smart devices já pensados até os espaços compartilhados, como áreas fitness e salões de festa, que contam com uma série de equipamentos inteligentes para manter os ambientes agradáveis e seguros. Se você quer investir no futuro da sua família, escolha um imóvel que será útil durante as próximas décadas. Entre em contato com os consultores da Marcondes Cesar.

 

CTA: Converse já com um consultor da Marcondes Cesar.

Veja Mais