Nosso blog

Marcondes Cesar

Blog

Sugerido: O que é IGP-M e como ele afeta seus imóveis

Sugerido: O que é IGP-M e como ele afeta seus imóveis
Mercado Imobiliário

O IGP é um indicador criado no final da década de 1940 para mensurar a movimentação dos preços, abrangendo não só as principais atividades econômicas, mas também etapas do processo de produção. O IGP é um indicador mensal do nível dos principais setores da economia do Brasil.

O IGP possui três versões, sendo a mais popular delas o IGP-M, sigla para Índice Geral de Preços – Mercado, que levanta informações sobre a variação de preços do dia 21 do mês anterior ao dia 20 do mês de coleta. O IGP-M é divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), é bastante utilizado nos cálculos de reajuste de tarifas públicas, como energia e telefonia, em contratos de aluguéis e em contratos de prestação de serviços.

IGP-M acumulado

O IGP-M acumulado é calculado com base no mesmo raciocínio de juros compostos. Por exemplo, se em janeiro de 2021 o índice foi de 2,58%, e no mês seguinte 2,53% em fevereiro, é só multiplicar cada taxa desta maneira: 1,0258 x 1,0253 = 1,05175274. Assim, chegamos ao IGP-M acumulado no ano até aquele momento, cujo valor é aproximadamente 5,17%. Se em março o IGP-M chegou a 2,94%, o acumulado anual até aquele mês é de 8,26%, e assim por diante.

A importância do índice

O IGP-M é essencial para a economia brasileira porque é um ótimo indicador para compreendermos o valor do nosso dinheiro, e também para analisar o contexto econômico do Brasil. O IGP-M é conhecido também como “inflação do aluguel”, porque é utilizado no reajuste de preços de contratos de aluguel. Já que isso ocorre todo ano, o reajuste é baseado no IGP-M acumulado do ano anterior Também são atualizados a partir do IGP-M as mensalidades de escolas e universidades, a tarifa de energia elétrica, determinadas modalidades de seguro e planos de saúde.

Para quem faz investimentos, incluindo imobiliários, o IGP-M também tem sua importância. Se você investe em renda fixa como Letra de Crédito Imobiliário (LCI) ou do Agronegócio (LCA), e Tesouro Direto, fique atento aos valores do IGP-M.

A influência do IGP-M no reajuste do aluguel

Como o IGP-M é utilizado para mensurar reajustes de bens de consumo e de produção, também faz todo sentido ser utilizado no reajuste do aluguel. De fato, o IGP-M subiu recentemente, mas sua normalidade é próxima ao IPCA, como veremos a seguir. E os especialistas do mercado imobiliário afirmam que o pior já passou.

O que é IPCA?

O IPCA, sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é considerado o indicador oficial da inflação no Brasil. Seu cálculo é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, e avalia do dia 1º ao último dia de cada mês prestadores de serviços, domicílios, comércios, e mais de 460 itens.

O IPCA foca na análise do custo de vida das famílias com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos  O governo usa o IPCA para analisar se a meta prevista de inflação está dentro das expectativas.

Como o IPCA influencia no reajuste do aluguel?

O IPCA serve de opção para muitas imobiliárias regularem os reajustes de aluguel para equilibrar o valor do IGP-M, já que seu acúmulo muitas vezes prejudica a renovação de contratos.

A justificativa para a diferença evidente entre os dois índices é que o IGP-M é influenciado pela moeda americana e pelo valor de produtos exportados, e o IPCA considera apenas os preços de comércio e de serviços. É importante ressaltar que ambos possuem índices muito próximos, e a pandemia acabou distanciando-os um pouco. No entanto, com o retorno de uma economia mais ativa, os valores tendem a se equiparar novamente.

Aluguel ou compra de imóveis sem burocracia é na Marcondes Cesar!

Alugar um imóvel não precisa ser uma tarefa complexa. O importante é ter em mente o seu orçamento e as condições de pagamento que são oferecidas pelo locatário. Por isso, é importante conhecer índices como o IGP-M e o IPCA.

Se você deseja alugar um imóvel, oferecemos um serviço simplificado e ágil em parceria com as melhores imobiliárias do Vale do Paraíba, para que você more bem, em um empreendimento Marcondes Cesar.

Agora, se você quer comprar, conheça nossos programas de financiamento: o Sistema Ideal® e a Casa Ideal®. Através deles, você adquire o imóvel dos seus sonhos e negocia direto com a Marcondes.

Entre em contato com um consultor.

Veja Mais