Nosso blog

Marcondes Cesar

Blog

Tudo o que você precisa saber sobre Consórcio imobiliário

Tudo o que você precisa saber sobre Consórcio imobiliário
Mercado Imobiliário

Comprar um imóvel próprio pagando à vista é o sonho de muitas pessoas, porém um objetivo longe de ser realidade para grande parte da população. No entanto, conquistar um imóvel pode ser mais fácil do que se imagina quando se opta por outros formatos de pagamento, entre eles, o consórcio imobiliário. Trata-se de uma modalidade tipicamente brasileira, vista como a opção mais barata de adquirir a casa própria.

Neste artigo, vamos falar tudo sobre consórcio imobiliário. Descubra se esse formato é ideal para você. Boa leitura!

O que é o consórcio?

O consórcio é uma modalidade de autofinanciamento desenvolvida no Brasil e usada por milhões de pessoas para adquirir algo. O formato vai muito além da casa própria, podendo ser usado para adquirir automóveis, motocicletas e outros bens.

De forma breve, uma instituição financeira – a administradora do consórcio – reúne um grupo de pessoas que têm o objetivo de comprar um imóvel. No consórcio, o grupo guarda dinheiro junto todos os meses. E a cada mês, o valor das parcelas pagas por todos os participantes do grupo é usado para que pelo menos um deles faça a sua aquisição. Além disso, nesses grupos também é possível dar lances para ter acesso a cartas de crédito, as quais ficam disponíveis a quem estiver disposto a fazer a melhor oferta.

Como funciona o consórcio de imóvel?

Um consórcio de imóvel funciona do mesmo jeito que os demais tipos de consórcios: os participantes do grupo pagam parcelas periódicas e formam um fundo comum usado para comprar uma casa ou um apartamento. O valor do imóvel é dividido pela duração do grupo, definida previamente. Na prática, cada integrante paga uma fração dele.

Se disponível, o participante do consórcio pode usar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para ofertar os lances ou até mesmo para complementar o valor da carta de crédito.

Para quem vale a pena o consórcio imobiliário?

É fato que o consórcio seja uma modalidade mais barata que o financiamento. No entanto, o formato é interessante para alguns perfis de pessoas. Quer saber se o consórcio é para você? Então continue a leitura com a gente!

O consórcio é ideal se você:

Não tem pressa para ter o imóvel

O consórcio é interessante para quem tem tempo. Exemplo: uma pessoa que está poupando para se casar e só depois adquirir a casa própria, ou alguém que planeja comprar um segundo imóvel para alugar ou até mesmo quem pensa em presentear um filho com uma residência depois faculdade.

Neste caso, o importante é entender que pessoas com esse perfil não precisam necessariamente fazer um consórcio para adquirir o imóvel. Também é possível juntar o dinheiro aos poucos, investindo os recursos até que seja possível realizar a aquisição. A vantagem de poupar por conta própria é não ter de pagar taxa de administração, seguro ou fundo de reserva, que existem no consórcio. Porém, demanda disciplina para reservar o valor fielmente mês a mês.

Já tem dinheiro para dar um lance competitivo

Alguém que possa fazer um lance correspondente a 50% do valor do consórcio, por exemplo, tem uma boa chance de obter a carta de crédito antes de ser sorteado. Olha só que legal: se conseguir, você pode comprar o imóvel, alugá-lo e amortizar as próximas mensalidades com a própria renda do aluguel.

No entanto, é bom lembrar: mesmo que você dê um lance bem atrativo, não é a certeza de que se adquire o imóvel naquele mês. Alguns consórcios permitem o chamado “lance embutido”, em que uma parte do valor da própria carta de crédito é usada para pagar o lance. Apesar de ser uma facilidade, a condição eleva o valor mínimo dos lances.

Outro ponto é que ao dar um lance e antecipar a carta de crédito é preciso pagar a taxa de administração proporcional ao valor recebido. Por isso, a importância de se planejar.

Não deseja se descapitalizar

Mesmo se você tiver dinheiro para comprar um imóvel, uma possibilidade é deixá-lo aplicado em uma instituição financeira, rendendo juros, e entrar em um consórcio. Quando você for sorteado, poderá comprar um imóvel, alugá-lo e usar esse dinheiro para amortizar as prestações mensais do consórcio sem mexer no dinheiro que já havia sido acumulado.

Quais as vantagens do consórcio de imóveis?

Existe uma série de vantagens quando o assunto é consórcio de imóveis. Conheça alguma delas:

Livre de taxa de juros

O consórcio não tem juros,por isso, essa modalidade de financiamento de imóveis tem sido a escolha dos consumidores que pretendem fugir das altas taxas de juros praticadas por outras formas de compra. Apenas uma taxa de administração é cobrada nos consórcios, que é diluída nas parcelas durante todo o prazo de pagamento, além de ser bem inferior quando comparada às taxas dos bancos.

Por isso, o custo final passa a ser bem menor – assim como o valor das parcelas mensais, o que torna a modalidade de compra cada vez mais acessível para adquirir o tão sonhado imóvel.

Não precisa dar entrada

Todo o valor que o participante escolher para o consórcio de imóvel será parcelado de forma integral, ou seja, não é necessário pagar uma porcentagem antecipada. É perfeito se você não tem um montante necessário para dar entrada ou gostaria de usar o dinheiro destinado ao pagamento à vista para outros objetivos, como pequenas reformas ou despesas de transferência, por exemplo.

Opções de prazos e planos

Você pode escolher o melhor formato do consórcio, conforme o seu perfil e momento de vida. Defina o valor da carta proporcional ao imóvel pretendido, com as mensalidades acessíveis e o melhor prazo para fazer o pagamento das parcelas.

É possível antecipar a contemplação

Há duas maneiras de ser contemplado no consórcio: lance e sorteio. Aqueles que não têm tempo de esperar pela sorte, podem ofertar lances. Caso o lance ofertado não seja o vencedor, o participante não precisa fazer o pagamento da quantia que ofereceu, podendo utilizá-la no próximo mês para oferecer outro lance.

Mínima burocracia 

O consórcio é muito tranquilo quando o assunto é burocracia. Normalmente não é necessário comprovar renda para conseguir uma cota, o que acaba sendo uma excelente oportunidade para as pessoas que trabalham informalmente.

Liberdade para usar o crédito

Ao obter a carta de crédito, o consorciado contemplado tem toda a liberdade para fazer uso do valor no que desejar, contanto que se enquadre na categoria do bem desejado.

O seu imóvel dos sonhos está na Marcondes Cesar

Agora que você já sabe tudo sobre o consórcio, chegou a hora de escolher o seu próximo lar! Conte com a qualidade e modernidade dos projetos da Marcondes e invista a sua carta de crédito em um imóvel para a vida toda. Você e sua família merecem essa conquista.

Converse com um de nossos consultores e saiba tudo sobre as nossas opções de imóveis, desde os lançamentos até os empreendimentos que estão prontos para morar.

Veja Mais