Nosso blog

Marcondes Cesar

Blog

Melhores lugares para morar em São Paulo

melhores-lugares-para-morar-em-Sao-Paulo
Mercado Imobiliário

Viver com equilíbrio e tranquilidade é um objetivo cada vez mais desejado. A procura por cidades da grande São Paulo para morar cresce exponencialmente. E não é por menos: a região proporciona um dia a dia muito mais calmo, sem deixar a estrutura urbana de lado.

Para completar, o aumento do home office e o formato híbrido de trabalho permite viver no interior e trabalhar em grandes empresas da capital.

Neste artigo, vamos falar mais sobre os melhores lugares para morar na grande São Paulo. Quer saber mais sobre o assunto? Fique com a gente e confira!

Qualidade de vida fora da capital

Um dos estados que mais contribui para o desenvolvimento do Brasil é São Paulo. Mesmo com a pandemia, chegou a ocupar a 21ª posição no ranking das maiores economias do mundo.

 

Melhores lugares para morar em São Paulo

Certamente, São Paulo é um dos lugares mais procurados do Brasil, especialmente porque acolhe imigrantes de todos os outros estados brasileiros. No entanto, nem todas as pessoas se acostumam a morar em grandes centros urbanos.

Se você busca mais qualidade de vida para sua família, sem abrir mão das facilidades dos grandes centros urbanos, uma excelente saída é morar em cidades próximas a São Paulo. O interior está se tornando o refúgio preferido daqueles que procuram tranquilidade e um custo de vida mais baixo.

Quer saber quais são os melhores lugares para morar em SP? A seguir, listamos as principais cidades do interior de São Paulo, baseadas em dados coletados por pesquisas e informações legítimas. Acompanhe a leitura!

Os 7 melhores lugares para morar na grande SP

Elaborado pela empresa Atlas Brasil, o ranking tem como base os dados dos Censos 1991, 2000 e 2010. Trata-se de uma boa fonte de pesquisa, disponível e acessível graças às novas tecnologias.

Para descobrir as melhores cidades, é necessário consultar o grau de Índice de Desenvolvimento Humano por Município (IDHM), que tem como indicador uma variação entre 0,000 e 1,000, o que possibilita traçar alguns parâmetros conforme a análise de três dimensões:

  • Longevidade (uma vida longa e saudável);
  • Educação (acesso ao conhecimento);
  • Renda (padrão de vida).

Veja abaixo quais são as melhores cidades para morar da grande São Paulo, segundo o ranking por IDHM entre os 100 principais municípios brasileiros:

Melhores lugares para morar em São Paulo

Um dado muito interessante é que estas mesmas cidades também aparecem em um outro ranking bem legal: as cidades mais modernas do interior de São Paulo. Com certeza um motivo a mais para escolher regiões fora da capital, sem abrir mão de um estilo de vida moderno e inteligente.

Cidades mais modernas do interior de São Paulo

Para listar as cidades consideradas mais modernas e sustentáveis do interior de São Paulo, o Ranking Connected Smart Cities 2020 utiliza 75 indicadores com 11 eixos temáticos, sendo eles:

  • Mobilidade;
  • Urbanismo;
  • Meio ambiente;
  • Saúde;
  • Educação;
  • Segurança;
  • Energia;
  • Governança;
  • Economia;
  • Empreendedorismo;
  • Tecnologia e Informação.

Considerando a avaliação para as cidades mais inteligentes do estado de São Paulo, no qual a capital lidera com nota 37,901, confira como fica o ranking:

Melhores lugares para morar em São Paulo

Como escolher o melhor lugar para morar em SP

Como você pode ter percebido, grande parte das cidades listadas no ranking compõem a região do Vale do Paraíba, uma importante área do estado de São Paulo, com aproximadamente 2,6 milhões de habitantes, segundo o IBGE.

A região se encontra nas margens da rodovia Presidente Dutra (BR-116), entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, dentro do complexo metropolitano formado pelas duas capitais e com seu principal eixo urbano seguindo o traçado da Via Dutra.

A região é de fácil acesso, equilibra a urbanização e o verde, com paisagens para todos os gostos e com uma beleza única. O Vale do Paraíba é rico em reservas naturais importantes para o ecossistema, como a Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais, um dos pontos mais altos do Brasil.

Qual é o melhor lugar para morar?

Existem muitos aspectos a serem considerados no momento da escolha. Para facilitar na sua decisão, listamos os principais pontos a serem analisados. É claro, nessas horas é muito válido pesquisar referências, visitar as cidades, pedir indicações de amigos e familiares ou até mesmo dos moradores locais.

Confira as nossas dicas e descubra como escolher o melhor lugar para morar. 

  1. CUSTO DE VIDA

O custo de vida é muito importante na hora de escolher a sua próxima cidade, uma vez que ele precisa caber no seu orçamento. Avalie os detalhes financeiros como o custo de imóveis, aluguel, alimentação, educação e transporte.

Muitas vezes uma cidade pode oferecer alguns gastos mais elevados e outros mais baratos, o que equilibra a situação e pode ser um cenário mais atrativo para você.

  1. INFRAESTRUTURA DA CIDADE

Qualquer tipo de mudança vai impactar diretamente na sua rotina, mas você pode facilitar a adaptação buscando um local que ofereça uma infraestrutura parecida com a da sua cidade atual e de acordo com as suas necessidades. 

Como vimos nos dados apresentados acima, o interior de São Paulo é composto por cidades muito desenvolvidas e evoluídas. Isso permite que você desfrute de uma infraestrutura similar às grandes metrópoles, sem perder a tranquilidade que uma cidade pequena pode oferecer.

  1. MERCADO DE TRABALHO

Muitas vezes a mudança de cidade acontece por conta de uma oportunidade de emprego, mas independente disso, entender mais sobre o mercado de trabalho da cidade é fundamental.

Portanto, pesquise as taxas de empregabilidade da cidade, saiba quais são as empresas existentes no local e conheça as opções dentro da sua área de atuação. Uma busca pelo Google já pode te ajudar a conseguir esses dados e avaliar o nível de satisfação dos colaboradores que atuam nessas organizações regionais.

  1. LAZER E CULTURA

O lazer não poderia ficar de fora dessa lista! Uma boa oferta de atividades é essencial para manter a sua qualidade de vida e a da sua família.

Pesquise por shoppings, teatros, cinema, parques, bares, restaurantes. Pense no que você gosta de fazer e veja se a cidade oferece acesso fácil a essas opções de lazer. Vale a pena conferir se as cidades vizinhas também disponibilizam atividades interessantes. O interior é muito receptivo, com toda certeza você encontrará boas opções para despertar seus hobbies.

  1. SEGURANÇA

Morar no interior de São Paulo já transmite uma ideia de maior tranquilidade, mas isso não dispensa a necessidade de você conhecer as políticas de segurança da região.

Informe-se sobre o índice de criminalidade na cidade e pesquise também os melhores bairros dentro deste quesito. É muito importante que você se sinta seguro para viver com a sua família sem passar por estresse.

  1. AMBIENTE

Antes de tomar qualquer decisão, visite a cidade e conheça a atmosfera da região. Afinal, você precisa se sentir bem no seu próximo lar. Isso facilita muito na adaptação e vai garantir o seu bem-estar a longo prazo.

  1. COMUNIDADE

Também é importante conhecer a comunidade da região e dos bairros de sua preferência. Contar com uma vizinhança tranquila e que te faça sentir confortável é um passo determinante para tornar a adaptação mais simples. 

No final das contas, o que vale é você buscar por um lugar que te faça realmente se sentir em casa, no qual é possível se imaginar morando por vários anos. Dê preferência para uma cidade receptiva e que desperte essa sensação de pertencimento. Procure referências dos melhores bairros e converse com moradores para saber mais sobre a rotina local.

  1. POSSIBILIDADE DE INVESTIMENTO

Se além de morar você também avalia a possibilidade de investir, saiba que adquirir imóveis no interior tem se mostrado uma excelente estratégia para quem pensa a longo prazo. Como as cidades do interior ainda estão em crescimento, os terrenos adquiridos tendem a se valorizar muito nos anos futuros, gerando oportunidades bem especiais para obter retornos que deixariam qualquer investidor das capitais espantado.

  1. ACESSO AOS SERVIÇOS BÁSICOS

A disponibilidade de serviços básicos como educação, saúde e transporte também não pode deixar de ser analisada. Busque informações sobre o atendimento público e também o privado para saber se a infraestrutura atende às suas necessidades.

Agora, se você deseja estudar ou se tem filhos, por exemplo, avalie o acesso a instituições de ensino fundamental e superior, assim como a cursos. Lembre-se de verificar o sistema de saúde da cidade e as opções de transporte disponíveis.

  1. COMÉRCIO DA REGIÃO

Um outro ponto muito importante a ser considerado é a oferta de serviços gerais que fazem parte do seu dia a dia, como farmácias, supermercados, padarias, clínicas veterinárias e academias, por exemplo. Essa busca pode ser feita de forma geral na cidade e depois conforme os bairros de sua preferência.

Além de se certificar de que a cidade oferece os serviços dos quais você precisa, verifique também a acessibilidade ao local. Veja a possibilidade de ficar mais próximo destas comodidades e não deixe de pesquisar os gastos com locomoção e com os serviços em si. Pode parecer capricho, mas esse detalhe garante uma rotina cheia de praticidade, otimizando seu tempo.

  1. PROXIMIDADE A FAMILIARES E AMIGOS

Apesar de ser o último item da lista, com certeza não é o menos importante! Aqui destacamos a importância de estar próximo a familiares e amigos. Lembre-se: a mudança de cidade é também uma mudança de vida, por isso, é extremamente importante sentir que ainda está próximo de quem você ama e considera na sua história.

Durante a busca pela sua próxima cidade, prefira também os locais que possibilitem o acesso fácil a essas pessoas do coração, levando em conta também os gastos com viagem. Você pode encontrar diversos imóveis no interior de São Paulo em cidades próximas à capital e com ótima acessibilidade pelas principais rodovias. 

Agora que trouxemos todos esses pontos, tudo certo para você escolher a sua nova cidade? Com essas dicas você com certeza vai encontrar o lugar perfeito para aproveitar todas as vantagens de morar no interior e criar memórias incríveis com quem você mais ama.

O mercado imobiliário do Vale do Paraíba

Como falamos neste artigo, o Vale do Paraíba é conhecido como um ótimo local para quem busca viver com segurança e qualidade de vida, sem abrir mão de estar próximo aos grandes centros urbanos. Em constante evolução, as cidades do Vale do Paraíba se desenvolvem cada vez mais, proporcionando boa educação, saúde e moradia de qualidade para seus habitantes.

No Vale do Paraíba existem diferentes opções para agradar todos os públicos. Há espaço para quem deseja viver em locais desenvolvidos e tecnológicos, mas também quem busca a típica tranquilidade que apenas o interior oferece.

Apesar de altamente urbanizada e industrializada, a região também tem reservas naturais importantes como a Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais, um dos pontos mais altos do Brasil, e a da Bocaina, reduto de Mata Atlântica que também inclui pequenas cidades e fazendas. Ou seja: aqui você está cercado de urbanização, sem abrir mão de paisagens naturais com belezas que tiram o fôlego.

Melhores lugares para morar em São Paulo

A Marcondes Cesar pode ajudar você a escolher seu novo lar

Você pode ter notado ao longo deste artigo que optar por morar na grande São Paulo, principalmente no Vale do Paraíba, vale muito a pena. Com certeza mudar para uma vida mais aconchegante, equilibrada e cercada pela natureza é um caminho sem volta.

Ao buscar por um imóvel na região do Vale do Paraíba, conte com os empreendimentos e projetos da Marcondes Cesar. São mais de três décadas de história construindo cada detalhe para você e sua família terem mais bem-estar e qualidade de vida. Temos diversos formatos de negociação que dispensam a burocracia de obras, prazos e contratos, além de várias modalidades de produtos para que o seu imóvel fique do jeitinho que você sempre quis, sem dores de cabeça.

Fechar negócio com a Marcondes é investir na tranquilidade da sua família. Conheça nosso portfólio de empreendimentos prontos para morar e lançamentos, você com certeza vai se encantar pelos projetos.

Converse com um especialista do nosso time e tire todas as dúvidas.

Veja Mais